RTX 50 e Radeon RX 8000: Finalmente memória GDDR7

Gostava de ter uma placa gráfica de nova geração no seu computador, sem perder um rim ou pulmão para o mercado negro? Bem, a coisa não está mesmo nada fácil, e na verdade, o nível de vendas nem se compara aos últimos anos.

Porém, apesar de todas as dificuldades, as fabricantes já só conseguem pensar naquilo que vem a seguir. Sim, estamos a falar das novas RTX 50 por parte da NVIDIA e Radeon RX 8000 por parte da AMD. O desenvolvimento já está extremamente avançado!

RTX 50 e Radeon RX 8000: Finalmente memória GDDR7

Portanto, depois de vários rumores a apontar para o uso de memória GDDR7 na atual geração de placas gráficas, a verdade é que o impacto da pandemia das linhas de produção atirou tudo para 2024. Só 2024? Sim! Estava com esperança de ver uma nova geração de placas gráficas nas prateleiras já em 2023? Esqueça isso! Tanto a NVIDIA como a AMD só vão lançar novas arquiteturas em 2024.

Aliás, a NVIDIA nem tem grande vontade de lançar as suas placas gráficas RTX 40 de gama média, porque vai canibalizar as vendas dos seus produtos mais antigos, mas ainda tão lucrativos (RTX 30 e RTX 20).

Dito isto, o lançamento de placas gráficas de nova geração em 2024, significa também que vamos finalmente ver a massificação da memória GDDR7.

Pois bem, a memória GDDR7 serve como sucessora à imensamente popular memória GDDR6 originalmente lançada em 2018, e que por isso mesmo, já anda a fazer das suas há mais de 5 anos.

Curiosamente, o atual padrão de memória começou a 14 Gbps, mas já anda nos 24 Gbps. Isto graças às muitas evoluções técnicas das fabricantes mais conhecidas (Samsung e Micron).

Pois bem, a memória GDDR7 promete uma duplicação do potencial de largura de banda! Com os primeiros chips a oferecerem velocidades de 36 Gbps, e com alguma maturação, expetativa de chegar aos 50 Gbps, ou até mais do que isso!

Isto significa que placas de nova geração com um bus de 256-bits poderão chegar a uns incríveis 1.15 TB/s de largura de banda, isto enquanto uma placa de gama alta, equipada com um bus de 384-bit pode mesmo chegar aos 1.7 TB/s.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também