Como deve saber, a Intel passou um mau bocado nos últimos 10 anos, por ficar presa aos 14nm durante demasiado tempo. Algo que até resultou num autêntico renascimento da AMD, capaz de aproveitar em plenos os deslizes da velha rival, especialmente quando se associou à TSMC.
Em suma, os 10nm da Intel foram uma dor de cabeça incrível, e claro, inesperada para a gigante dos microprocessadores, que verdade seja dita, ainda não recuperou totalmente desse acontecimento.
Porém, achar que a Intel vai ficar na mó de baixo para todo o sempre, é obviamente um erro. Aliás, ao que tudo indica, a gigante já vai ter processos de produção teoricamente superiores aos da TSMC e Samsung já no início de 2024. Estamos a falar dos processos de 18A (1.8nm) e 20A (2nm), que deverão dar vida a vários produtos Intel, e também deverão ser vendidos a clientes de fora.
Intel mais forte que a TSMC? Pode acontecer já em 2024
Portanto, ao que tudo indica, os processos de nova geração da Intel têm o seu desenvolvimento finalizado, e como tal, devem ficar disponíveis muito mais cedo do que aquilo que seria de prever.
18A e 20A? Sim, o A significa angstroms, visto que estamos a chegar ao limite dos nm (nanómetros). Processos que já vão fazer uso de novas tecnologias como o RibbonFET e PowerVia, que segundo a própria Intel, vai meter a TSMC e Samsung numa posição muito frágil.
Mais cedo? Sim, a Intel estava a planear trazer este processo para o mercado algures em 2025, muito provavelmente no final do ano. Mas, ao que tudo indica, está tudo pronto para começar a produção em massa já no início de 2024. Sim, leu bem, em massa. É que a produção de teste já começou! A Intel parece ter dado a volta ao jogo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!