Toda a tecnologia encareceu de forma absolutamente incrível durante os anos de pandemia. Porquê? Porque a procura excedeu, e bem, a oferta existente. Daí a crise de chips! As linhas de produção não conseguiam dar vazão à procura dos consumidores.
Pois bem, com o regresso à normalidade, e inflação galopante em todo o mundo, a procura caiu para níveis mínimos. O que significa isto para os chips? Bem, estão a amontoar-se nas linhas de produção, e armazéns das grandes fabricantes. Aliás, o efeito é ainda maior do que aquilo que poderá pensar, porque para fazer face à procura recorde dos últimos anos (2020~2022), as grandes fabricantes investiram forte e feio num aumento de produção a sério. Por isso, mesmo após algumas reduções na capacidade de produção, a verdade é que nenhuma fabricante sabe o que fazer.
Bem… Até sabem! A única solução a baixar preços!
Armazenamento SSD já baixou 30%. (Preço vai baixar mais!)
Portanto, verdade seja dita, nem todos os chips estão a sofrer deste novo fenómeno. Porém, no mundo da memória (chips NAND Flash para armazenamento SSD e chips DRAM para memória RAM), as coisas estão mesmo complicadas para as fabricantes. É exatamente por isso que os preços já baixaram 30%, e até ao fim do ano, é bem provável que baixem outros 30%.
Isto é especialmente notório no mundo do armazenamento SSD, com drives de 1TB agora disponíveis por ~50€ (exemplo). Drives que não quebram recorde de velocidade, mas também não mesmo nada más. Aliás, este efeito de queda de preço é obviamente mais proeminente nas gamas mais baixas, com as fabricantes agora a apostarem tudo o que têm nos SSDs PCIe 4.0 e 5.0, para manterem as margens altas.
Em suma, comprar um SSD é agora um mimo, e vai ficar ainda melhor nos próximos tempos. Precisa de armazenamento bom, rápido e barato? É ficar atento!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!