Os frigoríficos são dos equipamentos que mais trabalham na nossa cozinha. Afinal de contas estão ligados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo para manter a nossa comida e bebidas frias. No entanto quando menos esperarmos o frigorífico começa a funcionar mal e não nos apercebemos da razão. Barulhos, alimentos pouco frios, as causas podem ser muito e variadas. Ainda assim se o seu frigorífico começou a funcionar mal e não faz ideia do que se passa vamos dizer-lhe as principais razões.
Atenção! O seu frigorífico funciona mal? Não ignore isto!
Verifique os bloqueios
Se tiver adolescentes em casa ou se o agregado familiar for grande é provável que o seu frigorífico esteja várias vezes abastecido. Sobretudo para quem tem tendência a fazer as compras do mês. No entanto, se o seu frigorífico estiver absolutamente cheio pode levar a grandes problemas, como comida pouco fresca e um congelador não muito congelado.
Um frigorífico regula a sua temperatura movendo ar frio para a frente e para trás entre as aberturas que se encontram tanto no compartimento do congelador como no compartimento do frigorífico. Dito isto, basta uma destas aberturas estar bloqueada, para se interromper o equilíbrio do fluxo de ar.
Assim verifique onde eles estão e quando os encontrar certifique-se que nada os está a bloquear. Mesmo algo tão insignificante como um saco de ervilhas congeladas pode causar problemas se estiver a bloquear um ventilador.
Veja as definições de temperatura
O ideal é que o seu frigorífico esteja entre os 1 e os 3 graus. Se estiver mais frio do que isso, corre o risco de aparecerem cristais de gelo nos seus alimentos. Por outro lado estiver mais quente que isso, as bactérias podem multiplicar-se e deixar a sua família muito doente.
Bobinas do condensador sujas
Limpar as bobinas do condensador é algo realmente importante. Aliás é eventualmente o mais importante. Estas bobinas tornam possível a remoção do calor interior do frigorífico, que é o que mantém os alimentos frios (acredite ou não, os frigoríficos não produzem ar frio). No entanto, o pó e outros detritos podem prender-se às bobinas, fazendo com que o frigorífico trabalhe mais para fazer o seu trabalho e, eventualmente, sobreaqueça o motor.
Para além disso vai ter um impacto significativo na conta da luz. Assim temos mesmo de limpar regularmente as bobinas de condensação.
Para limpar as bobinas de condensação, basta pegar num aspirador ou num acessório com escova e passar por cima das bobinas para tirar toda a sujidade – é tão fácil quanto isso.
Borrachas da porta em mau estado
Deve olhar de perto para o vedante de borracha ao longo da porta, que mantém o ar quente fora. Com o passar do tempo a borracha começa a estalar, compromete a vedação e o ar quente pode infiltrar-se, fazendo com que o frigorífico trabalhe mais para manter os alimentos frios.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!