(Ensaio) ID.5 GTX: A Volkswagen continua a apostar forte e feio na sua gama de veículos 100% elétricos no mundo automóvel, através das suas muitas marcas. Mas claro, se realmente quiser um VW, vai ter de olhar obrigatoriamente para a gama de automóveis ID, onde vai encontrar o ID.5 GTX bem no topo, a olhar para baixo.
É certo que não é de todo muito diferente face ao ID.4 que já tivemos a oportunidade de conhecer, pelo menos no campo visual. Ainda assim, no dia-a-dia, pareceu-me um carro mais confiante, mais pronto para a brincadeira, e para meter os muitos cavalos 100% elétricos no asfalto.
Vamos tentar perceber o que vale?
(Ensaio) Volkswagen ID.5 GTX: Grande, Chateado, mas Incrível!
Portanto, o ID.5, como deve imaginar, utiliza a mesma exata arquitetura MEB do grupo VW, que também dá vida ao ID.4, Skoda Enyaq, Audi Q4 eTron, etc… Por isso mesmo, temos alternativas com tração a duas, ou a quatro rodas, e claro, temos valores muito idênticos quando o tema é a performance.
Mas, na minha opinião, o ID.5 parece mais chateado, parece mais agressivo, mais aerodinâmico, e isso nota-se no dia-a-dia, com o volante nas mãos, e com os pequenos pedais nos pés.
Foi um dos 100% elétricos que mais gozo me deu a experimentar, algo que acredito estar nos pequenos detalhes. Não é de todo um automóvel perfeito, porque a VW ainda tem muito a melhorar neste campo. Porém, temos muita coisa positiva, que também significa que a fabricante está a aprender assustadoramente rápido.
Motorização
O ID.5 está disponível com um único motor, ou com 2 motores (1 em cada eixo), com 172cv, 201cv, ou na versão que temos aqui em teste (GTX) 295cv puramente elétricos, que muito honestamente até parecem mais. É um automóvel grande, pesado, mas que ainda assim é capaz de ir dos 0 aos 100km/h em apenas 6.2s.
Quanto à bateria, temos 77kW de capacidade, o que em termos de autonomia, significa 350~500 quilómetros numa única carga, dependendo muito se anda em circuitos mais citadinos, ou se anda muito em autoestrada.
GTX?
Sim! O GTX neste ID.5 é exatamente aquilo que o GTI, GTD ou GTE são para o Golf. É um automóvel mais bem equipado, mais poderoso, e no geral, mais vistoso.
Condução no dia-a-dia
É um carro, que apesar do seu tamanho massivo, é rápido, e é também extremamente ágil. Todo o poder que tem para oferecer, oferece-o de forma quase instantânea. Óbvio que não é um e-Tron GT, ou algo similar. Mas, ao volante deste menino, sabe que tem muita potência debaixo do pé direito, um ponto muito positivo. Especialmente porque a aceleração e velocidade não significa apenas performance, significa agilidade, e nas estradas, para evitar problemas, a agilidade é sem dúvida muito importante.
Entretanto, no manuseamento, apesar de ser um automóvel pesado, e de não ser pensado para o prazer da condução, é um carro muito fácil de conduzir, que passa muita segurança. Especialmente graças às suas capacidades de travagem regenerativa, que na grande maioria das vezes, é mais do que suficiente para o dia-a-dia.
O que não temos na parte do ‘feeling’, temos na parte da confiança e precisão! Aqui temos uma grande ajuda da boa colocação da pesada bateria de 77kW, com um centro de gravidade mais baixo, e centrado.
Quanto ao espaço! Bem, é um SUV gigante, isso não será problema.
Os botões e Software!
Continuamos com botões sensíveis ao toque no volante, e infotainment. Algo que pessoalmente acho que continua a ser quase criminoso num automóvel, porque requer mais atenção, falha muito mais, etc… Porém, a VW já anunciou que vai trocar esta forma de fazer as coisas, para voltar a apostar nos botões físicos e manípulos. Não vou bater mais no ceguinho.
Entretanto, o que já melhorou foi mesmo o software. A interface continua a mesma, mas agora muito mais rápido, e muito mais responsiva. Continuamos também a ter suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
Vale a pena?
O ID.5 é um carro que primeiramente achei estranho, mas que rapidamente me começou a conquistar, especialmente no campo do design. Parecia mais tanque que carro, mas ao longo dos dias de teste, começou a entranhar que nem uma velha Coca-Cola.
Foi um carro extremamente elogiado por toda e qualquer pessoa que lhe metia a vista em cima, sendo basicamente o ‘sonho’ daquilo que é um condutor moderno. Um SUV grande, alto, robusto, bem equipado, e bonito. Está disponível a partir dos 51 mil euros.
Gostei!
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