A Internet está cheia de truques e dicas para problemas complicados. E isto nas mais variadas áreas. No entanto é nas questões relacionadas com a limpeza que eles parecem estar mais concentrados. É verdade que muitos deles acabam por ser revelar úteis. No entanto outros simplesmente não funcionam. Assim em vez de ficar com a roupa lavada corretamente esteve apenas a desperdiçar tempo e dinheiro. Dito isto, vamos olhar para os mitos incríveis da máquina de lavar que simplesmente não funcionam.
Máquina de lavar: estes truques incríveis não funcionam!
Preparado para um conjunto de vários mitos que afinal não fazem mesmo nada pela sua roupa e até podem piorar as coisas?
Aspirina torna a roupa mais branca
Este mito é bastante simples e há duas formas de o fazermos. Ou dissolvemos cinco pastilhas de aspirina em água quente e mergulhamos as roupas antes de as lavar para as tornar ainda mais brancas ou então colocamos cerca de sete a dez aspirinas no tambor. Mas será realmente eficaz?
Em primeiro lugar não existe uma explicação verdadeiramente científica que apoie isto. Mas existem duas tentativas de explicar. A primeira é que este truque pode ter surgido na Internet devido ao facto da aspirina ter sido patenteada pela Bayer que consistia numa empresa alemã de tinturaria têxtil. Isto em 1899. A segunda é que o composto químico da aspirina é ácido acetilsalicílico que se decompõe quando exposto à humidade para se tornar ácido salicílico. A questão é que na realidade o ácido salicílico não tem efeito branqueador nos tecidos.
Dito isto o que faz parecer que as roupas ficam mais brancas não é a mistura da aspirina com a água na pré-lavagem. É mesmo devido à água quente que é utilizada. É que a água quente ajuda a retirar a sujidade incrustada que fazem os brancos parecerem mais sujos. Assim que se soltam a sujidade sai muito melhor num ciclo normal de lavagem.
Ou seja a verdade é que este truque da aspirina não funciona.
Sal ajuda a manter as cores
Curiosamente existe um pouco de ciência neste mito. Os sais em vários compostos são frequentemente usados para fixar os corantes durante o processo inicial de tingimento. De facto se quiser criar os seus próprios corantes orgânicos, encontrará menções ao sal em muitas receitas.
No entanto, assim que uma peça de roupa chega ao seu armário, é demasiado tarde para fazer o que quer que seja pelas cores. Ou seja o sal já teria de ter sido aplicado na fase apropriada do desenvolvimento têxtil para evitar que a cor saísse.
O café mantém a roupa escura
Uma das grandes dicas é que o café ou o chá preto ajudam realmente a manter a roupa escura durante mais tempo. Isto faz algum sentido. Ainda assim vai alguma diferença deste o fazer sentido até ao funcionar realmente.
Uma coisa que é certa é que o café e o chá são bons corantes. Isso todos sabemos. Mas que impacto tem isto na roupa e sobretudo na lavagem?
O truque da lavagem consiste em adicionarmos dois copos de chá ou café à lavagem. Isto juntamente com o detergente para manter a roupa mais escura.
A grande questão é que isto não funciona e por um motivo muito simples. Mesmo se colocarmos duas chávenas de café ou de chá temos de ter em conta que uma máquina de lavar utiliza entre 20 e 26 litros de água. Em alguns casos pode ser mais. Ora o café ou o chá que colocamos não tem impacto absolutamente nenhum.
Claro que eventualmente podemos pensar que se aumentarmos a quantidade as coisas já poderão funcionar. No entanto, o que vai acontecer também é que o detergente vai agir no chã ou café que adicionarmos como se fossem nódoas. Assim o que quer que façam nas roupas será removido.
Dito isto, mais vale deixar o café ou o chã na chávena.
Sumo de limão aumenta a eficácia do detergente
Adicione o sumo de um limão ao ciclo de lavagem para aumentar o desempenho do detergente. Isto é também um mito que surge várias vezes na Internet. À semelhança do que acontece com o sal há também um pouco de ciência ligada a este truque. Os ácidos são eficazes a retirar restos de sujidade e resíduos de detergente e amaciador. No entanto a grande questão é que o truque fala apenas de três colheres de sopa. Isto não é suficiente para que haja qualquer impacto.
Utilize vinagre para desinfectar as roupas
Adicione apenas um quarto de vinagre para desinfectar a roupa. O vinagre branco é sem dúvida um auxiliar milagroso da roupa, mas a sua relativamente baixa concentração de ácido acético não é suficientemente forte para desinfectar completamente a roupa e prevenir a propagação de bactérias e vírus. No entanto pode ajudar em questões menores e na luta contra o odor.
Conhece mais alguns mitos relacionados com a máquina de lavar que não funcionem?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!