Anda a olhar para SSDs com 1TB ou 2TB, a pensar como é que vai pagar tanto dinheiro por um componente tão pequeno, mas tão necessário nos dias que correm? Pois bem, segundo a Pure Storage, o armazenamento vai mudar de forma incrível nos próximos anos. Quanto significa “próximos anos” na realidade? Bem, segundo a mesma empresa, mais ou menos 36 meses (3 anos)!
Como assim? Bem, segundo a empresa focada em soluções de armazenamento, vamos ver drivers até 300TBs até 2026.
SSD com 300TB? Vai ser já em 2026
Portanto, caso não conheça a Pure Storage, é uma empresa focada em soluções de armazenamento, mais concretamente na área empresarial, capaz de desenvolver e produzir Módulos Direct Flash (DFM), que claro está, aproveitam chips 3D NAND e são controlados por um controlador de memória SSD, com a ajuda de um sistema operativo proprietário.
Mas isto interessa pouco no grande esquema das coisas, o nosso foco com esta notícia, é mesmo no anúncio de que vamos encontrar SSDs com quantidades aparentemente absurdas de capacidade de armazenamento, no mercado, em menos de 3 anos.
300TB em 2026? Como é que isto vai acontecer?
Bem, é esperado que nos próximos anos vejamos uma troca da atual tecnologia de produção de chips de memória, que usa chips com 200 camadas, para 400 ou 500 camadas.
Isto vai levar a densidade de armazenamento a níveis completamente novos, que claro está, pode até ser a facada final no mundo dos discos rígidos. Especialmente porque além de maior capacidade, este tipo de solução vai continuar a contar com as grandes vantagens do armazenamento flash, ou seja, a velocidade de acesso e escrita de informação.
Pessoalmente, parece um objetivo ambicioso. Mas, uma coisa é certa, com a evolução das técnicas de produção, e aumento significativo da densidade por chip, podemos mesmo estar prestes a ver alguma magia a acontecer. Claro que nunca vamos ver SSDs de 300TB no mercado mainstream. Porém, as coisas podem mesmo vir a mudar! Com o 1TB a deixar de ser o “sweet spot”, para dar lugar aos 4TB ou até mesmo 8TB. Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!