Oppo Find N2 Flip: O que torna esta dobra especial?

Como deve imaginar, ver smartphones dobráveis nas prateleiras, em 2023, não é de todo uma grande novidade para os consumidores, visto que o primeiro aparelho capaz de se abrir e fechar chegou às prateleiras no distante ano de 2019.

Entretanto, com tantos anos de mercado, tivemos várias evoluções técnicas para levar o smartphone dobrável a outros níveis, como é agora o perfeito exemplo do Find N2 Flip da Oppo.

Um smartphone curioso porque não só tenta bater o pé ao domínio dobrável da Samsung. Como também traz algumas inovações técnicas que ainda não tínhamos tido a oportunidade de ver no mercado Europeu. Vamos por partes?

Oppo Find N2 Flip: O que torna esta dobra especial?

Portanto, qual é a base de qualquer smartphone dobrável? É o mecanismo que dá vida à dobra! No caso da Flexion Hinge do Find N2 Flip, temos um avanço muito significativo naquilo que é abrir e fechar um smartphone do tipo flip no mercado de smartphones.

Porquê? Porque, apesar do facto do Find N2 Flip ser o primeiro aparelho dobrável a chegar ao mercado global pelas mãos da Oppo, a verdade é que a fabricante já anda a desenvolver aparelhos dobráveis há vários anos. Possivelmente há tantos anos quanto a sua grande rival Samsung.

A gigante Chinesa apenas chegou ao mercado agora com um aparelho do estilo Flip, porque foi também neste momento que achou ter um produto realmente bom para bater o pé ao mercado Android. O que significa isto? Bem, a equipa de engenharia e desenvolvimento da Oppo decidiu amplificar todos os destaques que fazem com que os smartphones dobráveis sejam fantásticos, ao mesmo tempo que tentou remover muitos dos inconvenientes.

Isto levanta uma questão… O que faz de um smartphone dobrável algo de tão especial?

n2 flip, oppo, android, dobrável

O smartphone dobrável está assente numa premissa muito simples. Oferecer mais, em menos espaço físico disponível. No caso do N2 Flip, temos um smartphone com um ecrã muito similar a um qualquer Pro ou Ultra desta vida, num formato extremamente mais compacto.

Entretanto, para facilitar a utilização enquanto fechado neste tipo de aparelho, os seus ecrãs exteriores exibem atalhos para características úteis, que lhe permitem poupar tempo e o mantêm atualizado na sua vida digital num piscar de olhos. Também são úteis para pré-visualizar selfies e o seu tamanho compacto (e estilo renovado, porque são muito diferente de tudo o resto), ajudam-nos a encaixar onde outros smartphones não o fazem.

Afinal, muitos dos telemóveis dobráveis têm ecrãs exteriores pequenos com características limitadas. As suas baterias têm também uma capacidade significativamente inferior à dos telemóveis tradicionais e carregam mais lentamente. Alguns apresentam mecanismos de dobragem desajeitados e um ecrã principal com um vinco profundo que ganha pó quando permanece no bolso. Mas não o OPPO Find N2 Flip. Porquê? Bem, graças à nova e extremamente curiosa ‘dobra’ Flexion Hinge, de pequenas dimensões, no coração do smartphone.

O foco da Oppo em desenvolvimento, durante anos, resultou na Flexion Hinge que podemos encontrar agora no Find N2 Flip!

Porquê tanto investimento numa ‘simples’ dobradiça? Bem, ao contrário daquilo que muitos utilizadores pensa, a dobradiça de um telemóvel dobrável tem um impacto extremamente acentuado nas suas características, porque é um componente relativamente grande.

Dito isto, quando se trata de design de smartphones, o espaço está sempre em primeiro plano! Afinal, menos espaço disponível significa menos margem para outros componentes, como a bateria, ou câmeras, por exemplo. Porém, a dobradiça do Find N2 Flip garante que não é necessário comprometer o telemóvel em outras áreas.

Afinal, a estrutura da dobradiça Flexion Hinge de nova geração foi, portanto, construída sobre uma base sólida que remonta a quase meia década e tem sido iterada inúmeras vezes.

Um olhar para o interior da dobradiça Flexion Hinge de nova geração da OPPO

Indo um pouco mais ao pormenor, esta nova dobradiça apresenta menos peças, pelo que tem um design mais simples e elegante. Curiosamente, além de tudo isto, é também uma solução mais estável. A dobradiça aperfeiçoada melhora ainda a funcionalidade principal, com um novo sistema de câmara e um conjunto de eixos 1/4, de modo a poder manter a sua forma parcialmente dobrada entre 45° e 110°.

A escolha dos materiais da dobradiça também foi melhorada, com o Find N2 Flip a apresentar um elemento flexível de aço inoxidável gravado com precisão e injetado com um material macio e maleável.

O aço aeronáutico de alta resistência na posição de suporte principal assegura que a dobradiça proporciona maior fiabilidade, que a resistência à tração é de até 15% e que a força de rendimento é de até 25%. Ao mesmo tempo, o polímero reforçado com fibra de carbono para aeronaves está também presente para garantir que a dobradiça é forte mas leve.

Desta forma, obtém-se a quantidade perfeita de flexibilidade e firmeza, seja a dobrar o telemóvel ou a tocar no ecrã. Quanto à parte mais visível, e potencialmente mais importante para os consumidores, esta dobradiça também orienta o ecrã para uma dobra em forma de gota de água, quando o Find N2 Flip está fechado. Isto reduz significativamente o vinco relativamente aquilo que a concorrência oferece. Em suma, a forma de gota de água tem um raio de curvatura maior do que a dobradiça em forma de U, resultando num vinco mais leve e diminuindo a deformação do ecrã.

A dobradiça melhorada do Find N2 Flip também permitiu implementar outras coisas interessantes, como é o caso do ecrã exterior de grandes dimensões. Uma das características que mais chama a atenção neste aparelho. Afinal, o Find N2 Flip apresenta o maior ecrã exterior de qualquer telemóvel dobrável na vertical (telemóveis dobráveis com dobra clamshell), elevando um elemento que era decorativo e que passa a ser inovador. O ecrã exterior 3,26″ representa 48,5% da metade superior do telemóvel para exibir mais conteúdo.

Além da funcionalidade, o ecrã exterior do Find N2 Flip é também divertido, introduzindo novos papéis de parede com animais interativos para adicionar momentos de diversão ao seu dia.
Flip, Samsung, Z Flip, N2, Oppo
Oppo N2 Flip vs Samsung Galaxy Z Flip4

Entretanto, no campo da funcionalidade, este ecrã permite tirar selfies de grande qualidade a partir do módulo principal de câmeras, permitindo também tirar fotografias, com as pessoas do outro lado a terem acesso a uma espécie de pré-visualização do resultado final. Isto permite ter acesso a fotografias e vídeos muito superiores ao normal. Porque… Bem… Quem está a ser fotografado, ou filmado, consegue ver o que está a fazer!

Como é a bateria neste dobrável Flip?

Uma câmara fantástica num telemóvel é de uso limitado se a bateria não conseguir acompanhar a sua criatividade. Mas o Find N2 Flip está à altura. Enquanto a maioria dos telemóveis dobráveis apresenta entre 3500mAh e 3700mAh de capacidade, o Find N2 Flip expande esse número para os 4300mAh.

O OPPO Find N2 Flip apresenta duas células de bateria com uma combinação de 4300mAh de potência e carregamento rápido SUPERVOOC 44W

dobráveis
Dobráveis da Samsung, ASUS e Oppo

E a resistência?

A dobradiça não sacrifica a durabilidade, tendo o telemóvel sido testado até 400.000 dobras pela TÜV Rheinland. O equivalente a resistir ao uso normal, de um utilizador comum (80 dobras por dia), durante cerca de 10 anos. Foi também submetida a condições extremas, funcionando perfeitamente após ter sido aberta e fechada 100.000 vezes tanto a -20 ºC como a 50 ºC.

Assim, não é apenas o mecanismo de dobragem que dá a vantagem ao Find N2 Flip. Afinal, quando fechado, o mecanismo Flexion Hinge permite mesmo fechar o smartphone.

Algo nunca antes visto num dobrável Europeu! Algo que evita a acumulação de pó e ademais partículas no ecrã. (Especialmente enquanto o tem dentro do seu bolso.) Algo que sempre me irritou nos dobráveis lançados até aqui.

Conclusão

Flip, Samsung, Z Flip, N2, Oppo
N2 Flip em cima // Z Flip4 em baixo
Flip, Samsung, Z Flip, N2, Oppo
N2 Flip // Z Flip4

Em suma, graças à dobradiça Flexion Hinge, o Find N2 Flip oferece o maior ecrã exterior, a bateria de maior capacidade, e claro, o carregamento mais rápido de qualquer telemóvel dobrável. Também cria experiências enriquecedoras no ecrã exterior com o tamanho extra.

Assim, embora a dobradiça de um telemóvel dobrável na vertical possa ser apenas um elemento. O seu impacto é de grande alcance! Graças a tudo isto, o Find N2 Flip é um avanço sem compromisso para a categoria.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também