A maioria das pessoas utiliza o telemóvel para praticamente tudo. Assim parece natural agarrarmos no nosso smartphone para fazermos um teste de velocidade à ligação de Internet que temos em casa para depois, eventualmente, refilarmos com o operador. No entanto, a verdade é que não devemos fazer mesmo isto.
Não utilize o smartphone para ver a velocidade da Internet!
Por vezes ouvimos várias pessoas a queixarem-se da velocidade de Internet que têm em casa. “Pago 100 ou 200 Mbp/s e nem sequer 30 consigo”. Depois e quando aprofundamos mais a questão percebemos que em alguns casos os testes foram feitos com o smartphone para que fosse mais fácil capturar e enviar os resultados. No entanto isto é um grande erro.
Para compreender porque é que as pessoas frequentemente obtêm resultados de testes de velocidade lenta quando testam a partir de um smartphone, temos de ver como funcionam os testes de velocidade.
A primeira coisa que tem de perceber, seja com o smartphone ou não, é que sempre que realiza um teste de velocidade, não está a ligar o seu dispositivo diretamente à Internet. Está a ligar o dispositivo em que está a executar o teste de velocidade ao servidor de testes de velocidade.
O dispositivo, neste caso o seu smartphone, tem de navegar primeiro pela sua rede doméstica e cada coisa entre esse dispositivo e o servidor de teste de velocidade é um potencial dispositivo de estrangulamento.
Se estiver a obter resultados no teste de velocidade que são uma fracção da velocidade da Internet que paga, o provável culpado é o router Wi-Fi e/ou o dispositivo Wi-Fi em que está a executar o teste.
No caso do smartphone o teste que está a fazer aproveita a rede Wi-Fi que está a ser disponibilizada pelo router. Assim o que vai obter é a velocidade máxima que essa ligação permitir. Só conseguiria fazer um bom teste ao smartphone
Então como se deve testar a velocidade de ligação à Internet?
Testar a velocidade de ligação à Internet utilizando o smartphone está fora de questão. Assim deve fazê-lo de outras formas.
Teste ao nível do router
Existem alguns routers, como por exemplo os Fritz!Box entre outros que permitem realizar o teste no próprio equipamento. Isto será sempre a melhor forma de obtermos um resultado fidedigno. No entanto o mais provável é que o seu equipamento que normalmente se trata do router do operador não suporte isto. Assim temos de passar para outra opção.
Teste com uma ligação Ethernet
Outra boa solução, se não puder executar o teste no seu router, é usar um dispositivo que possa ser ligado ao router por Ethernet, como um portátil, um PC de secretária, ou mesmo uma consola de jogos. Ligue o dispositivo diretamente ao seu modem e efetue o teste dessa forma.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!