Já muito me queixei da rede nacional de carregamento de automóveis elétricos em Portugal. A rede é complexa, tem uma manutenção fraca, e além de tudo isto, os condutores continuam sem respeitar os tempos de carregamento, ou espaços reservados para este tipo de automóvel.
Mas ainda pior que tudo isto, é mesmo o facto de que os carregadores que existem, mesmo que estivessem todos a funcionar em pleno, não chegam para o crescimento da frota elétrica nas estradas Portuguesas.
- Bateria vs Hidrogénio: Audi explica a aposta nos elétricos!
- Carro Elétrico mais popular de Portugal é o mais barato!
Aposta elétrica existe, carregadores é que não!
Portanto, as fabricantes automóveis, bem como a grande maioria das entidades governamentais Europeias, quer acabar com o automóvel a combustão, para meter um carro elétrico debaixo das mãos, e pés, de todos os condutores. Uma meta ambiciosa, tal é o custo, e complexidade, de ter um carro 100% elétricos nos dias que correm.
Porém, além do custo e complexidade, existem outros problemas potencialmente mais graves, que não dependem do consumidor. Não há postos de carregamento para todos!
Para ter ideia dos números, em 2016 existiam 77 mil carros híbridos plug-in na Europa, para 118.542 postos de carregamento. No final de 2022, existiam mais de 2 milhões de veículos elétricos com necessidades de carregamento (100% elétricos + híbridos Plug-In), para 479.396 postos de carregamento montados (atenção… Montados! Não significa em funcionamento!).
Assim, enquanto o número de veículos aumentou 1700%, o número de postos ficou pelos 522%.
É importante salientar que até 2030, a grande maioria dos veículos comercializados vão ser elétricos! Onde é que os vamos carregar? Especialmente para quem não tem garagem, ou possibilidade de ‘esticar’ um cabo até ao carro? Excelente pergunta! A minha mãe Ribatejana até lhe respondia à questão, mas aqui é melhor não.
Entretanto, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!