Carregamentos Sem Fios vai melhorar, e bem!

Como já deve ter reparado, o carregamento sem fios está cada vez mais popular, e muitas das vezes, é até uma funcionalidade que em falta num certo tipo de aparelho, pode acabar por afastar o consumidor da compra.

Aliás, na nossa análise ao Oppo Find N2 Flip, a falta do carregamento sem fios é o único defeito significativo que conseguimos apontar ao mais recente dobrável da gigante Chinesa, que tudo fez para oferecer um produto superior ao Flip mais recente da Samsung.

Pois bem, o carregamento sem fios vai ficar ainda mais popular, mais eficiente, e na verdade, mais poderoso. Talvez mais importante que tudo isto, vai ser ainda mais compatível e focado! Tanto com os aparelhos do passado, como também com os aparelhos do futuro.

Carregamentos Sem Fios vai melhorar, e bem!

Portanto, o padrão de carregamento sem fios é o carregamento Qi, que agora vai passar para Qi2. Qual é o objetivo? Bem, é muito simples, é um novo padrão que tem como foco oferecer um carregamento sem fios mais rápido, capaz de chegar a todos os aparelhos, inclusive os iPhone mais recentes que fazem uso da tecnologia MagSafe.

É uma tecnologia que está prestes a chegar ao mercado, visto que já começou a fazer das suas na MWC 2023, que está agora a acontecer em Barcelona, Espanha.

O que muda?

De forma muito curiosa, a Apple, um membro do WPC, criou a base para o padrão Qi2 com a sua tecnologia MagSafe. Sim, como já deve ter percebido, para aumentar a eficiência, e velocidade de carregamento, o Qi2 também vai ter um perfil magnético. Desta forma é mais fácil alinhar o carregador, e o aparelho a precisar de energia, de forma quase perfeita. Uma solução mais eficiente em vez de uma plataforma de grandes dimensões.

Isto é uma evolução extremamente importante, porque abre as portas a um carregamento sem fios para outro tipo de aparelhos. Como é o caso dos capacetes VR sem fios. Entretanto, ao longo do tempo, o Qi2 vai ser capaz de evoluir ainda mais, com uma miniaturização da tecnologia para wearables, como é o caso do smartwatch.

De forma muito resumida, o Qi2 vai tentar resolver muitos dos problemas de qualquer carregamento sem fios. Os primeiros aparelhos 100% compatíveis vão chegar às prateleiras antes do final do ano.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também