A maioria dos browsers no computador permitem alterar o tamanho do texto e de outros elementos nas páginas. No caso do Android as coisas são diferentes. Isto porque as pessoas recorrem ao pinch para aproximar quando necessário. Agora isto vai mudar no Chrome para Android que ganha uma função da versão desktop.
Chrome para Android ganha uma função da versão desktop
A Google anunciou esta novidade no seu blog e assim ficámos a saber que o Chrome para Android em breve suportará o aumento do tamanho do conteúdo da web, incluindo texto, imagens, vídeo e controlos interativos. O tamanho pode ser definido até 300% da página original, com a opção de guardar uma configuração por defeito. Ou seja, passamos a ter no smartphone exatamente a mesma opção e experiência que temos na versão para computador.
Embora seja muito útil acaba por não ser algo completamente novo no caso do Chrome para Android. Isto porque já tinha aparecido pela primeira vez uma flag experimental em outubro de 2021. No entanto, os controlos mudaram um pouco desde então. A Google diz que esta função já deverá estar disponível para todos no Chrome Beta. Isto dentro de Configurações > Acessibilidade. Entretanto chega à versão final na atualização principal do Chrome.
Para além desta há outras novidades interessantes no browser da Google
Poupança de memória
De forma semelhante aos separadores que adormecem no Microsoft Edge, o sistema de poupar memória no Chrome pode libertar a memória do computador de separadores inativos para uma experiência de navegação mais rápida. Isto é para situações em que tem muitos separadores abertos aos quais poderá voltar mais tarde. Já a poupança de memória congela eficientemente esses separadores que ficam num estado inativo. Depois são carregados quando necessário.
Como saber se isto está ativado?
Na realidade é simples. Tudo porque quando o sistema de poupança estiver ligado temos uma notificação na barra de endereços. Para além disso temos uma opção para o desligar. Até temos um indicador visual que nos ajuda a perceber quanto ganhamos.
Poupança de Energia
No que diz respeito à poupança de energia, quando o seu portátil ou MacBook descer abaixo dos 20%, o Chrome ajusta as páginas web para ajudar a salvar a preciosa autonomia. Assim limita a atividade de fundo, bem como certos efeitos visuais como animações ou vídeos. Temos também um indicador visual na barra de menus Chrome para sabermos que ele está ligado. É um pequeno ícone em que podemos dar um clique a qualquer momento. Esta é mais uma funcionalidade que já existe no Microsoft Edge há algum tempo, pelo que a Google está agora a recuperar e a ajudar a otimizar o Chrome.
A Google diz que temos um controlo total sobre as novas opções. Assim podemos encontrá-las no menu de três pontos no Chrome. E, se quiser, pode até excluir alguns sites da poupança de memória.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!