O mundo da tecnologia está numa fase um pouco complicada, com empresas de dimensões incríveis a despedir uma quantidade (igualmente incrível) de empregados. A Google é uma destas empresas!
Mas, além dos despedimentos, a estratégia da gigante da pesquisa online tem outros planos a médio/longo prazo. Afinal de contas, uma empresa com recursos virtualmente ilimitados, quer que os seus empregados partilhem secretárias nas suas sedes de operações. Isto é parvo? É uma boa ideia? É o quê?
Google quer empregados a partilhar secretárias. E bem!
Pois bem, temos visto várias notícias a criticar esta jogada da Google, que pura e simplesmente passa por otimizar o espaço disponível de trabalho para o seu staff. Mas mais importante que isto, é que esta estratégia pode muito bem a vir a ser o futuro!
Sim, os despedimentos são negativos, mas a otimização de espaço não é.
Afinal de contas, quando metade da força trabalhadora de uma empresa está metade do tempo em casa, faz sentido ter uma secretária vazia, para uma pessoa que só lá vai 2~3 dias por semana?
Em suma, a ideia da Google é testar uma estratégia de partilha de recursos dentro do escritório, para tentar fazer com que o trabalho híbrido, ou trabalho 100% remoto, seja o futuro desta, e de muitas outras empresas focadas em tecnologia. Assim, com alguma organização de horários, e uma normalização daquilo que é um espaço de trabalho, é possível meter uma pessoa na secretária 2~3 dias, depois vai para casa o resto da semana, e vem outra para os restantes 2~3 dias da semana. Isto, todas as semanas. Curiosamente, é quase como um regressar à escola, ou faculdade!
Desta forma, as empresas podem começar a poupar em arrendamentos exagerados de escritórios super espaçosos e luxuosos, e investir esse dinheiro em desenvolvimento, e esperemos nós, ordenados maiores. É uma adaptação do mercado a toda uma nova realidade!