A Samsung decidiu afastar-se dos seus próprios processadores mobile (SoCs) Exynos, nas suas gamas mais altas de produtos, e bem, porque o resultado está à vista. Porém, isso não significa que não exista desenvolvimento, e que não estejam a ser produzidos novos processadores dentro desta série já tão emblemática.
Sim, a Samsung continua a apostar na sua própria gama de processadores, porém, apenas para as gamas médias, e gamas baixas, de smartphones Galaxy.
Samsung ainda tem Exynos! Mas fora da gama alta
Portanto, ao que tudo indica, não vamos ver um sucessor ao Exynos 2200, que deu vida a toda a gama Galaxy S22 no ano passado, no mercado, em 2023. Mas, isso não significa que não existam alternativas de gama média, e de gama baixa, para o mundo dos smartphones Samsung Galaxy A e M.
Sim, é verdade que a relação dos consumidores com os processadores Exynos tem sido um pouco… Instável. Mas, é inegável que há muita coisa boa nestes processadores, e claro, não faria sentido para a Samsung ter equipas de desenvolvimento de processadores mobile, e linhas de produção, e depois andar a comprar tudo por fora.
Dito isto, está na hora de dar as boas vindas aos Exynos 1330 e Exynos 1380, dois processadores com capacidades 5G, e um bom nÃvel de desempenho para os mercados em que a Samsung vende até até dizer chega. Pensa que o volume está nos Galaxy S23, ou dobráveis? Está muito enganado! É nas gamas mais baixas que a Samsung vende, e bem.
Curiosamente, estes dois processadores, apesar da má fama do nome Exynos, parecem excelentes no papel!
Ao fim ao cabo, o Exynos 1380 é um processador baseado no processo de 5nm, com 4 núcleos A78, e quatro núcleos A55. Além disto, temos um GPU Mali-G68, suporte a ecrãs FHD+ até 144Hz, memória LPDDR4X/LPDDR5, e ainda armazenamento UFS 3.1. Curiosamente, temos também suporte a sensores de 200MP, o que claro está, pode significar a presença do sensor que dá vida ao Xiaomi 12T Pro, e Motorola 30 Edge Ultra, num smartphone Galaxy A de gama alta.
Depois, temos ainda o Exynos 1330, também ele baseado no processo de 5nm, com 2 núcleos A78, e 6 núcleos A55. O suporte a memória é exatamente o mesmo. Porém, o ecrã apenas poderá ir até aos 120Hz, com suporte até sensores de 108MP.
Agora resta esperar pelos smartphones baseados nestes chipsets, que devem estar para breve (Abril!?).
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!