Novo Chrome tem novidades mas milhares ficam de fora!

Foi em Dezembro que a Google anunciou o lançamento dos modos de poupança de memória e energia para o Chrome. Isto para Mac, Windows, Linux e também para os Chromebooks. Agora esta novidade está finalmente a chegar a todos. É que normalmente este tipo de lançamentos são sempre faseados. O que importa é que o browser vai funcionar com muito mais estabilidade e velocidade. O problema é que milhares ficam de fora das novidades do novo Chrome!

Novo Chrome tem novidades mas milhares ficam de fora!

Poupança de memória

De forma semelhante aos separadores que adormecem no Microsoft Edge, o sistema de poupar memória no Chrome pode libertar a memória do computador de separadores inativos para uma experiência de navegação mais rápida. Isto é para situações em que tem muitos separadores abertos aos quais poderá voltar mais tarde. Já a poupança de memória congela eficientemente esses separadores que ficam num estado inativo. Depois são carregados quando necessário.

Google Chrome memória energia, Google Chrome poupa memória, novo chrome novidades

Como saber se isto está ativado?

Na realidade é simples. Tudo porque quando o sistema de poupança estiver ligado temos uma notificação na barra de endereços. Para além disso temos uma opção para o desligar. Até temos um indicador visual que nos ajuda a perceber quanto ganhamos.

novo chrome novidades

Poupança de Energia

No que diz respeito à poupança de energia, quando o seu portátil ou MacBook descer abaixo dos 20%, o Chrome ajusta as páginas web para ajudar a salvar a preciosa autonomia. Assim limita a atividade de fundo, bem como certos efeitos visuais como animações ou vídeos. Temos também um indicador visual na barra de menus Chrome para sabermos que ele está ligado. É um pequeno ícone em que podemos dar um clique a qualquer momento. Esta é mais uma funcionalidade que já existe no Microsoft Edge há algum tempo, pelo que a Google está agora a recuperar e a ajudar a otimizar o Chrome.

A Google diz que temos um controlo total sobre as novas opções. Assim podemos encontrá-las no menu de três pontos no Chrome. E, se quiser, pode até excluir alguns sites da poupança de memória.

Entretanto para ter acesso a isto não se esqueça de atualizar o Chrome para a última versão. O problema é que isto não é possível para muitos utilizadores.

Muitos ficam de fora

É algo que vai afetar mais utilizadores do que se pensa e deixar inclusivamente algumas pessoas em risco com o passar do tempo.

Esta novidade pode forçar muitas pessoas a atualizarem os computadores. Aliás faz lembrar o que aconteceu há alguns anos no mundo Apple quando determinadas versões do macOS ficarem sem novas versões do Chrome, Firefox e outros browsers.

ficar sem Google Chrome

Neste caso, a Google anunciou que a versão mais recente do Chrome, mais especificamente a 110, não estará disponível para pessoas que ainda utilizam o Windows 7 ou Windows 8. Isto significa que estes dispositivos passarão a estar muito mais vulneráveis a falhas e ataques. Para além disso com o passar do tempo e à medida que novas tecnologias vão sendo introduzidas também algumas páginas podem deixar de funcionar nas melhores condições.

Como sabe, o Chrome recebe novas funcionalidades e patches muito importantes que muitas vezes corrigem as chamadas falhas zero-day. Estes updates são essenciais porque fecham as portas a falhas exploradas ativamente pelos criminosos.

fim do Windows 7, ficar sem Google Chrome

Com a Google a deixar de suportar atualizações do Chrome em algumas versões do Windows, é agora vital que os utilizadores considerem mudar de sistema operativo. Isto se quiserem manter-se seguros online.

Como a Google afirmou, o Chrome 109 é a última versão do Chrome que irá suportar o Windows 7, Windows 8/8.1, Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também