Comparativamente ao mundo Android, o iPhone, até mesmo a versão Pro, sempre se safou com quantidades mais baixas de memória RAM.
Tudo porque, como deve imaginar, é muito mais fácil otimizar software para uma mão cheia de telemóveis, que partilham vários componentes entre si, do que é otimizar software para milhares de aparelhos, baseados em componentes completamente díspares. Esta é a grande diferença entre o Android e o iOS. A Apple controla tudo aquilo que entra no iPhone, enquanto no Android, cada fabricante toma as suas escolhas no hardware, e também, claro, mete a colher no software.
É por isso que o atual iPhone 14 Pro conta com “apenas” 6GB de memória RAM. Porém, ao que tudo indica, os novos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, já vão mudar um pouco o paradigma, ao dar o salto para os 8GB. Aparentemente, além de subirem na capacidade, a velocidade destes chips de memória também vai subir relativamente ao passado recente.
iPhone 15 Pro vai ter mais memória e vai ser mais rápido
Portanto, a Apple quer abrir um pouco mais o fosso entre a performance entre os iPhones mais baratos, e os mais caros.
Por isso, além da diferença no processador, a gigante Norte-Americana vai também aumentar a capacidade de memória dos novos aparelhos Pro. Além disso, os chips utilizados vão ser LPDDR5X, em vez dos mais antigos, e mais lentos, LPDDR5. Isto ainda não está confirmado, visto que outros rumores apontam para o uso destes chips apenas em 2024. Porém, com a Apple a reservar a totalidade da produção de 3nm da TSMC, e potencial implementação de um chip saído destas linhas, no novo iPhone, já em 2023, é provável que esta mudança aconteça já em 2023.
Em suma, após vários anos, a Apple vai finalmente chegar aos 8GB de RAM num smartphone. Um número que é considerado o ‘padrão’, no mundo Android, há mais de 4 ou 5 anos. Curiosamente, apesar do lançamento de vários aparelhos equipados com 12GB e 16GB de memória, as fabricantes do mundo Android parecem estar com alguma resistência a saltar dos 8GB para todos os modelos. Existe agora um maior foco na otimização de software, o que também é inegavelmente uma boa notícia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!