Como deve saber, a gama de smartphones Galaxy Note era especial porque contava com a S-Pen. Entretanto, o Galaxy S23 Ultra é especial porque é basicamente a junção do Galaxy S e do Galaxy Note, num único produto, e por isso mesmo, também traz a S-Pen! Dito tudo isto, seria normal ver na gama Galaxy Z Fold, que é obviamente focada na produtividade, uma aproximação à S-Pen.
Aliás, os atuais Fold da Samsung já têm suporte à S-Pen! Porém, não têm ainda espaço para a arrumar dentro da sua estrutura de alumínio, tal e qual como acontece no S23 Ultra, ou nos velhos Galaxy Note.
Isto é algo essencial para o futuro do maior dobrável da Samsung, e é algo que os consumidores querem ver dentro em breve. Porém, ao que tudo indica, é algo que ainda não vai acontecer no Galaxy Z Fold5. Sabe porquê? A Samsung está a ter dificuldades no campo do design.
Samsung não consegue meter uma S-Pen no Galaxy Z Fold5
Portanto, depois do Galaxy Z Fold3 e Galaxy Z Fold4 trazerem suporte à S-Pen no campo do software, e capas com espaço para a arrumar, seria de esperar uma evolução no design do novo Galaxy Z Fold5, para que a S-Pen deixasse de ser apenas um extra, para passar a ser parte integrante do telemóvel/tablet capaz de se dobrar ao meio. Mas… parece que ainda não é desta!
Afinal, enquanto adicionar a S-Pen ao Galaxy S22 Ultra e S23 Ultra até foi bastante fácil para a Samsung, fazer o mesmo no design dobrável do Fold está a ser um desafio inesperado para a gigante Sul Coreana. Porquê? Porque para adicionar a S-Pen, seria necessário aumentar a grossura do aparelho, algo inaceitável, visto essa já ser uma das queixas mais comuns no lado dos dobráveis.
Entretanto, a Samsung parece estar a tentar desenvolver uma S-Pen mais fina, sem comprometer a sua funcionalidade. Porém, é possível, e até provável, que não fique pronta até ao fecho do design do dobrável, e seu consequente envio para produção em massa.
Mais uma vez, temos aqui o dilema do design VS acréscimo de funcionalidades no mundo dos smartphones. Com a Samsung a dar mais peso ao design e ergonomia de uso, e menos ao acréscimo de algo tão importante como a caneta. Curiosamente, esta é também a razão pela qual o Fold da fabricante apenas conta com uma bateria de 4400mAH.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!