Durante a manhã, noticiámos que a Apple tinha conseguido garantir 100% da produção das linhas de 3nm da TSMC. Sabe porquê? Ao que tudo indica, depois de alguns percalços, a gigante da produção de microprocessadores está a ter resultados bastante acima dos esperados com o seu novo processo de produção. A Apple já esfrega as mãos de felicidade!
3nm: TSMC está a ter resultados acima do esperado!
Portanto, o processo de 3nm está a apresentar resultados acima dos esperados pela TSMC. Com yields mais altos, maiores percentagens de ganho de performance por watt, etc… Por isso, a Apple avançou, com malas de dinheiro a sério, e reservou a totalidade da produção destas linhas para o seu iPhone, e novos MacBook.
Entretanto, a Intel que também tinha contratos assinados com a TSMC, olhou com desdém para o preço, e parece estar a adiar encomendas para 2024. O mesmo acontece com a MediaTek e com a Qualcomm, que também tinham planos para este processo, mas agora têm as pernas cortadas, pelo menos durante alguns meses.
Antes de mais nada, é preciso ter em conta que a produção deste processo já começou no final de 2022, isto depois de alguns adiamentos, que até puseram em causa alguns lançamentos da Apple.
Mas, parece que tudo correu pelo melhor. Afinal, apesar do preço significativamente mais alto relativamente ao preço dos chips de 5nm e 4nm, já está tudo esgotado, e nas mãos da Apple, que agora vê um caminho bem delineado para continuar a oferecer chips significativamente mais poderosos, frescos, e eficientes, relativamente a tudo aquilo que a Qualcomm e MediaTek são capazes de desenvolver nesta altura do campeonato.
Afinal, com a Apple a ocupar toda a produção, estas empresas vão ter de esperar pelo lançamento do processo seguinte (N3E). Ou então, que a gigante da produção aumente a sua capacidade de produção. A primeira hipótese deve estar para breve, com um processo um pouco mais mainstream, e por isso menos poderoso. Mas a segunda… Com a falta de procura por chips em 2023, é muito improvável que a TSMC se dê ao trabalho de investir.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!