Quando se trata de limpezas, quer de roupas ou simplesmente de tarefas domésticas há opiniões para tudo. Umas são realmente válidas e podem ajudar. No entanto, outras têm exatamente o efeito oposto. Sobretudo à medida que as coisas vão evoluindo. Por exemplo, as novas máquinas de lavar e secar roupa, que utilizam tecnologias inteligentes, significam que muitos conselhos antigos podem tornar-se obsoletos. Assim isto que dizem sobre a máquina de lavar está totalmente errado.
Máquina de lavar: isto que dizem está totalmente errado!
Mais detergente = roupas mais limpas
Muitas pessoas pensam que quando as coisas estão muito sujas mais vale colocar-se um pouco mais de detergente. Isto para que fique tudo mais limpo e cheiroso. Mas acredite ou não a verdade está exatamente no oposto. O excesso de detergente pode parecer a solução perfeita para limpar toda a sujidade que está a cobrir a sua roupa. Mas, infelizmente, muito detergente não vai ser a solução.
Se utilizar mais sabão do que o recomendado a roupa pode ficar com alguns restos de detergente. Nesses restos podem-se manter algumas bactérias. Como se isto não bastasse também pode levar a que muitos odores continuem na roupa. Para se livrar deste problema tem de voltar a lavar a roupa sem detergente, o que é um trabalho extra desnecessário.
Temperaturas frias não acabam com as nódoas
Muitas vezes, há a crença comum de que, para que as roupas fiquem devidamente limpas, elas precisam de ser lavadas a uma temperatura superior a 40 graus.
No entanto, as máquinas de lavar roupa modernas, bem como as cápsulas de detergente atuais podem funcionar maravilhosamente a temperaturas mais baixas.
Lavas roupas delicadas só à mão
Colocar tecidos delicados na máquina de lavar roupa, como seda e lã, pode ser assustador e muitas vezes recomenda-se lavar à mão esses itens.
No entanto, de acordo com os especialistas, lavar essas roupas à mão pode ser ainda mais prejudicial. Assim pode causar mais danos do que benefícios. A máquina de lavar roupa no programa certo é mais saudável para a roupa.
Com muitos dos tambores atuais é possível lavar seda, linho e lã no aparelho sem esticar ou agarrar.
Encher ao máximo a máquina
É verdade que é boa ideia enchermos a máquina para aproveitarmos ao máximo o ciclo de lavagem. No entanto, isto nem sempre é o caso. Os especialistas referem que muitas máquinas podem adaptar o ciclo de lavagem ou secagem de acordo com o peso da sua roupa.
Isto significa que cada carga, por menor que seja, é lavada com a quantidade certa de energia e tempo. No entanto verifique sempre se a sua máquina tem esta opção.
Utilizar sempre a mesma temperatura
O primeiro hábito que temos de perder é utilizar sempre a mesma temperatura para todas as roupas. No entanto é aquele que a maioria das pessoas faz. A verdade é que a temperatura deve depender sempre daquilo que estamos a lavar. Por regra, as toalhas e a roupa de cama devem ser lavadas a temperaturas bastante quentes. Enquanto que tecidos como o algodão e a lã precisam de ser lavados a temperaturas mais baixas para proteger a sua forma.
Além disso, mudar a temperatura em conformidade salvará a sua roupa dos “danos” de desvanecimento e redução.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!