EURIBOR: O que é, e qual é o seu impacto?

Nos últimos meses, muito se tem falado do aumento da Euribor, da inflação, etc… Mas sabe do que se trata? O que é a taxa Euribor, e como é que esta afeta o crédito habitação? Como é que tudo isto funciona? Os bancos ganham mais dinheiro com o aumento da prestação mensal de pagamento do empréstimo?

EURIBOR: O que é, e qual é o seu impacto?

trabalhar em casa

Portanto, é muito provável que esteja farto de ouvir falar da Euribor, mas é também altamente provável que não faça a mínima ideia do que é, de como funciona, e de como pode influenciar a sua vida caso tenha, ou queira fazer, um empréstimo habitação.

Pois bem, a EURIBOR (Euro Interbank Offered Rate) é uma taxa criada em 1999, antes do lançamento da moeda única europeia (Euro), que se baseia na média das taxas de juro praticadas nos empréstimos, a curto prazo, realizados entre um painel de bancos europeus. Tem um forte impacto em quem tem um crédito de habitação com taxa variável. 

Caso não saiba, o seu cálculo é feito de forma diária, e varia em função de um prazo, ou seja, 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses, ou 1 ano. Normalmente, no nosso mercado, a EURIBOR costuma ser aplicada a 6 meses, ou a 12 meses. Vale ainda a pena salientar que a grande maioria dos empréstimo habitação em Portugal são baseados em taxa variável.)

Além de tudo isto, quando é feito um empréstimo habitação (crédito) com taxa variável, esta taxa é feita através da junção do Spread (que é a margem de lucro do banco, e que depende do risco por parte do cliente), com a EURIBOR. Ou seja, a taxa que paga de juro, todos os meses, depende destes dois fatores, um fixo e negociável (spread), e outro variável (euribor).

Qual é o impacto na prestação mensal?

Bem, caso a EURIBOR desça, a mensalidade desce, porém, caso a EURIBOR suba, a mensalidade aumenta. É por isso que estamos a ver muita conversa à volta da EURIBOR. É que caso não saiba, esta taxa esteve em números negativos até aos primeiros meses de 2022.

Porém, com o aumento de dinheiro no mercado, o Banco Central Europeu viu-se obrigado a aumentar as taxas de juro, o que claro está, também resultou num aumento da EURIBOR. (É a missão dos bancos centrais, controlar o dinheiro disponível num dado mercado. Porque com mais dinheiro disponível, é normal o aumento do preço dos produtos e serviços. A chamada inflação.)

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Ficou com as dúvidas dissipadas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também