Isto ainda não vai ter impacto no mercado Europeu, porém, pode vir a ser uma questão de tempo. Afinal de contas, depois das primeiras indicações de que a Google teria de fazer algumas mudanças ao Android, em algumas regiões, nomeadamente na Índia, as coisas parecem estar finalmente a andar em frente.
Porquê? Bem, a Google aproveita, e bem, o seu domínio do mundo mobile para espalhar todo o seu ecossistema de apps e serviços. Afinal de contas, quando compra um smartphone baseado no SO Android, já sabe que vai ter a (quase) totalidade de apps Google instaladas no aparelho. Isto é prático para quem já está bem embrenhado no ecossistema da gigante da pesquisa, mas é obviamente uma vantagem que vai contra as leis de mercado.
Por isso, a partir de agora, na Índia, os smartphones Android apenas poderão chegar ao mercado com a Play Store instalada. Tudo o resto vai ficar de fora. Algo que pode vir a acontecer em mais regiões, à medida que as autoridades da concorrência batem o pé à Google, e ao seu domínio de mercado.
Smartphones Android estão prestes a ficar diferentes!
Portanto, dentro em breve, os smartphones Android na Índia vão começar a chegar ao mercado com uma versão um pouquinho diferente da suíte de apps e pacote de serviços Google. Tudo graças à IMADA (Indian Mobile Application Distributin), onde isto vai ser uma nova condição.
Assim, enquanto a MADA (Mobile Application Distribution Agreement) aceita 11 aplicações Google, a nova IMADA vai ficar apenas por uma, a Play Store.
O que significa isto?
Bem, sem serviços e apps Google, instaladas logo desde o momento em que liga o smartphone pela primeira vez, vai ligar o smartphone e este não vai ter barra de pesquisa, nem apps de gestão de ficheiros, ou sequer o ícone da Play Store no ecrã inicial. Isto vai começar a acontecer a partir do segundo trimestre deste ano.
Este é o primeiro “grande ataque” à forma como a Google se mexe no ecossistema Android.
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