Sendo a Microsoft responsável pelo Sistema Operativo Windows 11, seria de esperar que as suas máquinas fizessem aquilo que o iPhone faz pelo iOS, o MacBook faz pelo macOS, ou claro, aquilo que os smartphones Pixel fazem pelo ecossistema Android. Ou seja, fossem capaz de demonstrar uma experiência ótima dentro deste mundo, mais concretamente aquilo que a Microsoft realmente quer ver numa máquina baseada no seu SO.
Isso até acontece, de certo modo, com o Surface Laptop 5. Porém, o design está completamente ultrapassado. O portátil tem acesso a novos processadores, nova conectividade, e nem encareceu, mas o aspeto está completamente ‘atrasado’ face à concorrência.
(Análise) Microsoft Surface Laptop 5: Bom, mas precisa de lavar a cara!
Especificações Técnicas:
- Ecrã: 13.5” LCD 2256 x 1504 (201 PPI)
- Processador: Intel Core i5-1235U ou i7-1255U
- RAM: 8 ou 16GB
- Armazenamento: 256 or 512GB
- Câmera: 720P, Windows Hello
- Conectividade: WiFi 6 (ax), Bluetooth 5.1, USB-A, USB4/Thunderbolt 4, Áudio Jack, Surface Connect
- Dimensões: 308 x 223 x 14.5mm
- Peso: 1.3kg
Design, Ecrã e Construção
Portanto, o Microsoft Surface Laptop começa nos 1209€ para a versão de 13.5” que tivemos em teste, oferecendo um processador Intel Core i5 de décima segunda geração, 8GB de memória RAM e ainda um SSD de 256GB. São especificações interessantes, com o portátil a ser capaz de oferecer um nível de performance irrepreensível no mundo da produtividade, contudo, acaba por ser um pacote demasiado caro para a atual realidade do mercado dos ultrabooks. Especialmente porque o design base continua a ser o mesmo, há vários anos.
O corpo de alumínio, e acabamento em Alcântara, continua o mesmo, e bem. No entanto, tive muita dificuldade em utilizar este teclado, depois de ter visto muito melhor no campo da velocidade e ergonomia, em rivais diretos vindos da ASUS e da Lenovo. Porém, apesar da qualidade do painel IPS LCD, o maior problema está nas margens à volta do ecrã, que hoje em dia, não fazem o menor sentido.
O Surface Laptop foi ultrapassado pela concorrência. É imperativo um novo design!
Performance e Bateria
Aqui não temos grandes problemas, com a Intel a prometer (e a conseguir cumprir) um aumento de 50% de performance em várias tarefas. Além disto, temos também acesso a uma porta USB 4.0 (Thunderbolt 4), pela primeira vez, num portátil surface.
Em termos de performance, está alinhado com os seus rivais diretos, o mesmo no campo da bateria (10~12 horas). Não é o melhor, nem é o pior. Anda ali no meio.
Porém, ao contrário de alguns rivais, é extremamente silencioso em quase todas as tarefas, o que é sempre bem vindo nos tempos que correm. Curiosamente, naquilo que é uma raridade no mundo dos portáteis atual, é possível retirar o SSD e trocar por um outro maior.
Conclusão
Em suma, o Microsoft Surface Laptop 5 é um portátil muito interessante, bonito, leve, e compacto.
Porém, está a começar a ficar para trás no campo do design, e também do preço. Assim, a Microsoft precisa de renovar, e bem, este portátil no seu próximo lançamento, isto se quiser continuar a ser uma referência.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!