É talvez um dos aparelhos mais úteis das nossas cozinhas e é muito simples de usar. Mas há alguns erros comuns que estamos a cometer que podem fazer com que este dispositivo dure mesmo muito pouco. Assim evite mesmo fazer isto com o seu micro-ondas! É que caso contrário não só poderemos ter de comprar outro em breve, como ainda podemos incorrer em problemas mais graves.
Cuidado! Evite mesmo fazer isto com o seu micro-ondas!
Atenção onde e como coloca o micro-ondas
A maioria das cozinhas modernas têm um local dedicado para o micro-ondas. No entanto nem sempre ele fica no melhor local ou instalado da melhor forma. Assim se optar por o colocar encastrado certifique-se de que a porta do micro-ondas fecha corretamente com uma boa vedação para reduzir o risco de fugas. Para além disso não o coloque de forma a que não exista espaço de respiração. Isto é mesmo muito importante!
O seu micro-ondas necessita de cerca de 10 cm nas laterais e 20 cm na parte superior para permitir uma ventilação adequada (os micro-ondas de convecção precisam de um pouco mais), caso contrário pode sobreaquecer e funcionar mal.
Deve também certificar-se de que a porta do seu micro-ondas fecha corretamente para reduzir o risco de fugas e melhorar o desempenho.
Não cobrir os alimentos
Já colocou algo no micro-ondas para aquecer rapidamente e ficou com o aparelho completamente sujo?
Uma solução simples é cobrir sempre os alimentos com uma tampa plástica especialmente desenvolvida para o micro-ondas. Mas não é só uma questão de sujidade. Colocar uma tampa nos seus alimentos também pode ajudar melhor na cozedura, porque ajuda a manter a humidade e até mesmo a distribuição de calor.
Limpeza insuficiente… mas há um truque especial?
Costuma deixar salpicos ou outra sujidade no micro-ondas, prometendo a si próprio limpá-lo mais tarde? É um grande erro! Deixar salpicos de comida no micro-ondas vai abrandar o tempo de cozedura. Isto porque o resÃduo será cozinhado juntamente com os alimentos pretendidos.
Deixar salpicos de comida no seu micro-ondas vai abrandar o tempo de cozedura enquanto cozinha o resÃduo, bem como os alimentos pretendidos.
Então, limpe tudo o mais rapidamente possÃvel com água morna e sabão. Se houver sujidade e gordura acumulada, coloque algumas fatias de limão numa tigela de água no micro-ondas por dois minutos. Em seguida, basta limpar o interior com um pano de microfibras.
Não descongelar a carne corretamente
É uma das principais razões para as pessoas utilizarem os micro-ondas mas é a caracterÃstica mais mal utilizada. Não há nada pior do que acabarmos com carne parcialmente congelada e parcialmente cozida.
Alguns micro-ondas têm regulações de descongelação automáticas. Assim basta introduzir o peso dos alimentos e ele define o tempo de descongelamento necessário. No entanto as pessoas, por vezes, ignoram uma coisa muito importante. Um apito que surge sensivelmente a meio. É o sinal para virar a carne e remover quaisquer secções que já estejam descongeladas antes de cozinharem.
Utiliza sempre o botão de 30 segundos?
Como é que costuma utilizar o micro-ondas? Aperta os botões quando cozinha ou reaquece e não ajusta nada? A utilização de definições de energia corretas para diferentes alimentos irá dar-lhe melhores resultados. Na realidade não devemos utilizar sempre o botão de 30 segundos para reaquecer rapidamente os alimentos. Isto porque vai utilizar sempre a potência mais alta e não aquecerá todos os alimentos uniformemente.
Se evitar fazer isto no micro-ondas verá que terá um aparelho bem mais saudável e sobretudo que irá durar mais.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!