Máquina de lavar roupa: poupe mais de 500 Euros por ano!

A maioria das pessoas não gosta de lavar roupa. Isto porque é em muitos casos uma tarefa aborrecida e ingrata. Para além disso dependendo da forma como lava e utiliza a máquina de lavar roupa, também pode ficar cara. Com o custo de vida a aumentar, provavelmente já reparou no custo dos detergentes, água e eletricidade. Ora a máquina de lavar roupa é responsável por uma parte desse custo. No entanto fazendo alguns ajustes é possível poupar 500 Euros ou até mais, por ano, com a máquina de lavar roupa.

Máquina de lavar roupa: poupe mais de 500 Euros por ano!

Para lhe dizermos como pode poupar vamos criar um cenário que é o mais habitual na maioria das casas dos portugueses. Tem uma máquina que dá para bastante roupa e utiliza normalmente meia carga. Aposta num bom detergente o que lhe custa cerca de 50 cêntimos por lavagem e num amaciador que custa cerca de 20 cêntimos por ciclo. Entretanto tem também uma secadora que utiliza ocasionalmente. Fazendo alguns ajustes vai mesmo poupar bastante dinheiro. É verdade que poupar 40 euros por mês pode não parecer muito. No entanto se olharmos para 500 Euros por ano já é um valor bastante considerável.

Aproveite mesmo a capacidade da máquina

Por vezes e no espaço de uma semana acabamos por fazer três meias máquinas quando na realidade até conseguiríamos fazer uma só. É que muitas vezes desconsideramos isto, mas com cada ciclo estamos a gastar água, detergente, amaciador e eletricidade.

da máquina de lavar, máquina de lavar secadora

Mesmo que tenhamos medo de encher muito a máquina os especialistas referem que não nos devemos preocupar. Mesmo muito cheia a máquina vai conseguir limpar as roupas com eficácia.

Se quer perceber quanto vai poupar é muito simples. Anote as lavagens que fez num mês antes de mudar a forma de fazer as lavagens e depois anote novamente quando começar a fazer menos máquinas mas mais cheias. É uma surpresa quanto se poupou.

Aposte em temperaturas mais frias

A verdade é que temos praticamente o mesmo poder de limpeza com uma lavagem fria comparativamente a uma lavagem quente. A diferença é que gastamos muito menos eletricidade.

Só mudar de um ciclo quente para um ciclo mais frio pode ajudar a poupar cerca de 130 Euros por ano!

Mude de detergente

A verdade é que em muitos casos vamos pelas marcas e nem sequer experimentamos as apostas de outros fabricantes, nomeadamente aquelas que estão associadas às próprias superfícies comerciais. Isto é um erro, porque na grande maioria dos casos conseguimos exatamente a mesma eficácia e pagamos muito menos. De facto, podemos poupar cerca de 20 Euros, só ao fazermos esta alteração.

O meu conselho é experimente sempre novas marcas, mesmo quando forem bastante mais baratas. Eventualmente a surpresa será grande, já que a eficácia é mesmo muito semelhante. Em roupa que não está muito suja então arrisco dizer que não há diferença absolutamente nenhuma.

Utilize menos detergente

Adicionar detergente a mais na máquina de lavar roupa não vai realmente tornar a sua roupa mais limpa. Na verdade, exagerar pode ter o efeito oposto. Os especialistas referem que um terço da quantidade recomendada de detergente para a roupa ainda lhe dará excelentes resultados e ele durará três vezes mais.

Para além disso usar menos detergente também é melhor para o ambiente e para a sua pele. Escusado será dizer que as poupanças serão enormes. De facto, ao fazer isto pode poupar cerca de 170 Euros num ano!

Não utilize sempre amaciador

Muitos especialistas são contra os amaciadores. De facto, consideram que os amaciadores de tecido reduzem a absorvência de humidade da sua roupa, o que é uma má notícia para as suas toalhas. Para além disso deixa a roupa com muitos químicos. É por isso que nunca se deve utilizar nas roupas de bebé. Entretanto também se vão acumulando na máquina de lavar roupa. Isto torna-a menos eficiente e pode acabar por danificá-la.

Faça estre truque para não utilizar a secadora

Um dos grandes problemas, especialmente no inverno, é a secagem da roupa acabada de lavar. Quer seja por estar a chover ou por outras questões simplesmente não é possível secá-la no exterior. Ora isto deixa-nos com duas opções. Ou secamos dentro de casa, o que vai acabar por levar bastante tempo ou utilizamos a secadora. Mas e se lhe dissermos que é possível diminuir e muito o tempo de secagem dentro de casa e não precisamos da secadora nem de um desumidificador nem de nada semelhante?

De facto tudo o que precisamos de fazer é repetir um determinado programa na nova máquina de lavar e já está.

Assim quando a roupa acabar de lavar repita o programa de centrifugação. Deste modo a roupa será novamente torcida e vai libertar mais de 50%  da água que ainda restava. Ora o efeito prático disto é que quando retirar as roupas e as colocar dentro de casa elas vão secar muito rapidamente.

Entretanto há pessoas que levam esta dica ainda mais a sério e como precisam da roupa rapidamente tendem até a repetir a centrifugação pelo menos mais duas vezes. Claro que também o pode fazer. No entanto vai acabar por gastar mais energia. Assim para a maioria dos casos uma só vez é suficiente.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também