Isto do mundo da tecnologia tem muito que se lhe diga! Afinal de contas, apesar do facto de apenas agora estarmos a presenciar a chegada dos primeiros smartphones baseados no Snapdragon 8 Gen2, a verdade é que já existem planos bem delineados para o que vem a seguir. Ou seja, o Snapdragon 8 Gen3! Sim, leu bem, nem sequer estamos a falar da versão ‘+’ do atual SD8 Gen2.
De forma muito resumida, com as recentes mudanças no mundo dos smartphones, em que temos cada vez mais o lado dos smartphones dobráveis, com mais potencial, e a precisar de mais poder de processamento, e depois o lado dos smartphones tradicionais, que pouco ou nada têm vindo a evoluir além das suas especificações técnicas base, a própria data de lançamento do processador de nova geração do ecossistema Android pode vir a mudar!
Dobráveis estão a mudar a a forma de fazer as coisas no mundo Android!
Portanto, de forma muito curiosa, o calendário de lançamento dos processadores por parte da Qualcomm e da MediaTek, é inegavelmente muito parecida à forma de lançamentos da antiga Samsung. Como assim?
Então, antes do aparecimento dos primeiros dobráveis, a Samsung lançava os seus Galaxy S no início do ano, para um pouco mais tarde, mais ou menos no verão, lançar o seu Galaxy Note. Que era, novamente de forma muito resumida, uma versão ligeiramente melhorada (versão Plus) dos Galaxy S já presentes no mercado.
Hoje em dia, as coisas já não funcionam assim.
Afinal de contas, hoje em dia, o Galaxy Note deixou de existir, para se fundir com o Galaxy S Ultra. O que mudou ao certo? Bem, o lançamento de verão começou a ficar reservado para a gama Galaxy Z da gigante Samsung.
Uma gama de aparelhos que aparenta ser o futuro, ao demonstrar designs mais inovadores, e claro, um maior potencial para consumo de multimédia, e produtividade. Uma nova realidade, que pelos vistos, vai também mudar a forma como são desenvolvidos, e lançados, os processadores que dão vida a estes aparelhos.
O que quero dizer com tudo isto? Bem, a Qualcomm quer lançar o seu Snapdraogn 8 Gen3 ainda em 2023, muito provavelmente em Setembro.
Uma decisão que abre as portas a um Galaxy Z Fold5 e Galaxy Z Fold5, ambos equipados com um novo processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen3 ‘For Galaxy’. Entretanto, isto também pode significar que não vamos ver um Qualcomm Snapadragon 8+ Gen2. Ou então, que o acordo da Samsung com a Qualcomm é tão vantajoso para a primeira, que a gigante Sul Coreana até consegue ter acesso a processadores de nova geração antes das rivais.
Em suma, as coisas estão a mudar, e a Samsung começa a posicionar-se de uma forma que nunca tínhamos visto no mundo Android. Algo extremamente curioso, especialmente agora que vemos mais fabricantes a apostar neste tipo de produto, como é o caso da Oppo, que está a preparar o lançamento do seu Find N2 Flip, o primeiro grande rival ao Z Flip 4 da Samsung.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!