Foram vendidas menos 10 milhões de motherboards em 2022

Como estamos fartos de dizer, o mundo dos computadores está a sofrer de forma nunca antes vista, depois do grande ‘boom’ da procura durante os anos de pandemia. Sofrer como? Bem, como deve saber, a motherboard é a base de qualquer computador, e em 2022, foram enviadas para as prateleiras menos 10 milhões de unidades, comparativamente a 2021.

É um dos maiores indícios da crise. Afinal, se a base não se vende, o resto também está obviamente em queda.

Foram vendidas menos 10 milhões de motherboards em 2022

Portanto, segundo dados apurados pela DigiTimes, as grandes fabricantes de motherboards (ASUS, Gigabyte, MSI e ASRock) viram o seu volume de vendas a cair de forma quase absurda. Mais concretamente, a ASUS, que é a líder de mercado, em 2021 enviou mais de 18 milhões de motherboards para o mercado, e em 2022, apenas conseguiu enviar 13.6 milhões. Uma diferença de 25%.

A Gigabyte fica na segunda posição com 9.5 milhões vs 11 milhões em 2021. Posteriormente temos uma queda incrível da MSI, que em 2021 enviou 9.5 milhões de boards, mas em 2022, ficou pelas 5.5 milhões de unidades, uma queda de 45%. Mas estes números conseguem ser piores para a ASRock, que em 2022 apenas vendeu 2.7 milhões de motherboards, depois de um recorde de 6 milhões em 2021. Menos 55%.

Números incrível, mas que não contam toda a história. Visto que a venda de motherboards significa quase sempre a construção de uma máquina completamente nova. Estas fabricantes produzem, e vendem, muito mais que motherboards, como é o caso das placas gráficas, dos portáteis, de SSDs, de memória RAM, etc… Tudo isso caiu de forma muito significativa em 2021.

Pensava que a conversa da crise era tudo treta, e que as fabricantes tinham enchido bem a barriga durante os anos pandémicos? Pois bem, agora é sempre a cair, porque ninguém compra, e os custos de produção continuam extremamente altos.

Em suma, qual é a solução para levar os consumidores a montar novas máquinas, ou a atualizar aquelas que já têm? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também