É verdade que o Waze também pertence à Google. No entanto é bem notório que o Google Maps é a aplicação preferida da gigante dos motores de busca. O problema é que há várias pessoas a preferirem o Waze e para isto contribuiu a excelente comunidade que relata tudo e mais alguma coisa que vai encontrando na estrada. Aliás é por esse motivo que para muitos é uma arma imperdÃvel para ajudar a lidar com problemas no trânsito. Agora o problema é que uma atualização que chegou ao Android parece estar a causar muitos danos a esta aplicação, sobretudo quando o smartphone está ligado a um automóvel compatÃvel com o Android Auto e queremos executar o Waze. Isto levou várias pessoas a perguntar se a Google estará a matar o Waze devido ao Google Maps.
Google está a matar o Waze devido ao Google Maps?
Sinceramente não parece ser esse o caso. As duas aplicações sempre coexistiram. Para além disso concorrem pelo tipo de apps que são, mas a dona é a mesma. Como tal não faria muito sentido matar uma.
Seja como for a verdade é que depois da atualização Android ser instalada, o Waze passa a congelar aleatoriamente. Aliás isto torna-se mesmo muito frequente o que pode ser um perigo quando estamos na estrada.
Este problema está a ser reportado em vários equipamentos. O responsável pelo site AutoEvolution que tem um Galaxy S22 Ultra queixou-se exatamente disto. Para ele o responsável pelo problema é o mais recente update para o Android Auto. Ele está a utilizar a 8.9. Mas pior ainda é que o problema também começou a surgir na versão anterior.
No meio disto tudo algumas pessoas também estão a apontar o dedo ao Waze. Ainda assim não é muito provável que este seja o caso. A maioria dos utilizadores já estava a usar a versão 4.81.0.2 que chegou em Janeiro sem quaisquer problemas. Por isso a ocorrerem quaisquer chatices teria de ser logo nessa altura.
Os que apoiam a teoria de a culpada ser a última atualização do Waze referem que um downgrade a esta app resolve as coisas. No entanto, isto foi testado por algumas pessoas que continuaram exatamente com o mesmo problema.
Ao mesmo tempo que isto está a acontecer o Google Maps corre perfeitamente no Android Auto e nos smartphones em geral. Assim está a ser temporariamente ou talvez novamente a grande alternativa para quem anda na estrada.
No Reddit isto também já está a ser falado e sugerem uma solução que significa desativar a permissão de localização para o Android Auto. Se isto não afetar nada, pode ser algo a testar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!