Nos últimos dias, muitos têm sido os relatos de que os novos Galaxy S23 têm um sistema extremamente pesado, com demasiadas apps inúteis, com tudo junto a pesar cerca de 60GB.
Por isso, fui pegar no Galaxy S23+ que temos em teste, para confirmar a coisa… e não é que é mesmo verdade? Agora resta perceber o porquê de tanto ‘giga’ ocupado num telemóvel rigorosamente novo.
Galaxy S23: Já chegam às lojas com 60GB ocupados!?
Portanto, os rumores são verdade, mas ao mesmo tempo, também não contam toda a história. No meu caso, tenho a “pasta” sistema a ocupar cerca de 59.72GB, como pode ver na imagem em cima. O que claro, parece obviamente um exagero. Mas, a verdade é que o que aqui está, não é apenas o sistema do smartphone.
Ou seja, a Samsung faz um relatório de armazenamento de uma forma um pouco diferente, comparativamente às restante fabricantes. Assim, nesta “pasta” sistema, temos o Sistema Operativo, a Cache, bem como uma parte do armazenamento que não está realmente disponível.
Vamos por partes!
De forma mais concreta, a Samsung, além de todo o sistema operativo, e de várias apps de sistema, também incluii todo o espaço que o sistema operativo poderá precisar (que verdade seja dita, podia usar alguma otimização), bem como vários ficheiros de cache. Que cache é esta? Bem, à medida que vai utilizando as suas apps, e vai instalando mais software, este número apenas vai aumentar, porque o smartphone vai guardando dados (e bem), para tentar melhorar a performance e usabilidade daquilo que mais utiliza no seu dia-a-dia.
Para completar esta explicação, no sistema, a Samsung também mete o espaço que deveria existir, mas não existe.
Ou seja, um disco rígido de 1TB, tem na verdade “apenas” 931GB de armazenamento disponível. Sendo exatamente por isso que o armazenamento parece estranho em todos os aparelhos Samsung Galaxy. Sim, todos! Isto não começou agora com os Galaxy S23.
No meu caso, o S23+ em teste com 256GB de armazenamento, tem apenas 236GB de armazenamento disponível, com a diferença a aparecer no “Sistema”, para não criar confusão na cabeça do utilizador.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!