Android: vale a pena utilizar a versão light do Google Maps?

O Google Maps é sem dúvida uma excelente aplicação de navegação. No entanto, tem um problema. É que ocupa cada vez mais memória e recursos do smartphone. É por esse motivo que alguns utilizadores têm procurado por alternativas. Sobretudo quem tem um smartphone mais antigo. Uma delas e talvez a melhor é sem dúvida o Google Maps Go. Mas será que vale a pena utilizar o Google Maps Light?

Android: vale a pena utilizar a versão light do Google Maps?

Uma coisa importante é que o Google Maps Go foi desenvolvido para equipamentos com características mais modestas. Os smartphones mais económicos que normalmente chegam com um processador mais fraco e menos memória. No entanto, tem muitas mais valias para todos os dispositivos do ecossistema Android.

Google Maps, Semáforos, Google Maps Go

Entretanto pode ser descarregado normalmente a partir da Play Store em qualquer equipamento. Aliás até pode correr lado-a-lado com o Google Maps original. Assim não perdemos nada em utilizá-lo.

As funcionalidades

o Google Maps Go tem quase tudo mais ainda assim perde algumas funções que estão no Maps original. Agora é uma questão de percebermos se nos fazem falta ou não.

Navegar offline

Esta é logo uma das grandes ausências no Google Maps Go. É que nesta versão da app não conseguimos utilizar descarregar e utilizar mapas offline. Isto significa que temos de estar sempre a utilizar dados móveis. Seja como for e com os planos de dados que temos atualmente isto pode não representar um grande problema para a maioria dos utilizadores.

Google Maps Go app

Não é possível partilhar a localização em tempo real

Também não é possível reportar a localização em tempo real e relatar problemas no Google Maps Go.

Também não é possível medir a distância ente diferentes pontos. Seja como for isto não há de ser também um grande problema para muitas pessoas.

Mas temos a navegação porta-a-porta

O Google Maps chega com um sistema de navegação porta-a-porta e suporta todos os modos populares que estão presentes na versão completa da app. Nomeadamente instruções de condução, trânsito, caminhar e andar de bicicleta. Quem anda de mota ou trotinete também tem direito a estes módulos. Ainda assim, só estão disponíveis em algumas regiões.

Mas há um ponto importante. É que a navegação não vem de raíz nesta app. Dito isto, chega apenas noutra em separado chamada navegação para o Google Maps. Também pode ser descarregada a partir da Play Store.

Vale a pena trocar?

A utilização de recursos é muito baixa e para quem tem um smartphone atulhado e não quer perder desempenho é sem dúvida uma excelente opção. Talvez a maior perda seja mesmo os mapas offline. No entanto, como referi, até conseguimos viver bem sem ele.

O Google Maps Go está disponível para Android na Play Store. Entretanto para ter navegação tem de instalar a app Google Maps Go Navegação disponível aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também