Como deve saber, o mundo dos computadores está agora a passar por uma má fase, em que a procura está baixa, mas os preços continuam altos, devido ao facto de a produção e movimentação de produto, ainda está extremamente cara. É um fenómeno que deve continuar a fazer das suas durante todo o ano de 2023.
Porém, é também algo que deve patrocinar uma mudança de paradigma no mundo dos computadores, especialmente no lado dos portáteis.
Mundo dos portáteis vai mudar, e bem, até 2027!
Portanto, o envio de computadores para o mercado voltou a baixar 16% no último trimestre de 2022, e pelos vistos, estes números não vão melhorar de forma muito significativa durante todo o ano de 2023. É exatamente por isso que as fabricantes têm de olhar para algumas novas formas de fazer as coisas, para fugir à estagnação, e claro, aos preços exageradamente altos.
Sabe o que isto significa? Uma grande aposta no ARM, tal e qual como a Apple tem estado a fazer!
Pois bem, como deve saber, a Apple ajudou a criar este mundo, ao abandonar a Intel, ao mesmo tempo que lançou o seu primeiro SoC ARM pensado para portáteis em 2020, o Apple M1. Um SoC que ainda continua a ser muito relevante, tal é o seu nÃvel de performance e eficiência.
É um SoC que abriu o caminho, e abriu muitas portas e janelas para o mercado. Afinal de contas, esta jogada da Apple fez com que as muitas empresas focadas no software se tivessem de focar mais no suporte à arquitetura.
É exatamente por isto, que até 2027, vários analistas esperam ver uma quota de mercado de mais ou menos 25%, para o ARM, no mundo dos portáteis. Um número que em 2022 já chegou aos 13%, e em 2023 poderá chegar aos 18%.
Porquê esta subida?
Bem, porque além da Apple, vamos ver outras fabricantes poderosas do ARM, a fazer das suas no mundo dos portáteis! Como é o caso da Qualcomm, que já tem algumas alternativas, e vai também ser o caso da MediaTek, que recentemente voltou às gamas mais altas do mercado, e tem ganho muita quota de mercado no ecossistema Android.
Vale ainda a pena salientar que a Samsung não lançou um processador Exynos este ano, não porque desistiu do projeto, mas sim porque quer fazer algo muito similar à Apple. Não seria de admirar ver portáteis Samsung no mercado, tendo como base uma solução própria da fabricante, em vez de processadores Intel ou AMD.
Vale também a pena salientar que a Microsoft já tem uma versão ARM do Windows.
Em suma, as coisas vão mudar! Esperemos que os preços também. Porque da forma como as coisas estão, a tecnologia está a ficar coisa para os “ricos”.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!