Uma máquina de lavar roupa é sempre um investimento importante. Afinal de contas não estamos a falar de valores propriamente pequenos. Dito isto, tudo o que ajude a que a máquina de lavar dure mais, eventualmente o dobro, é muito bem vindo. Assim e para que proteja ao máximo o valor que investiu vamos dizer-lhe como dar uma vida longa a sua máquina. Na prática se fizer isto e segundo os especialistas a sua máquina de lavar roupa dura o dobro.
Se fizer isto a sua máquina de lavar roupa dura o dobro!
Existem pelo menos cinco coisas essenciais que tem mesmo de fazer para a sua máquina de lavar roupa durar mais. O melhor de tudo é que nem são feitos muito complicados.
Deixar a porta da máquina aberta após as lavagens
A primeira coisa que deve sempre fazer é deixar a porta da máquina aberta. Isto logo a seguir a utilizá-la. O objetivo é que a máquina seque totalmente. Se fechar a porta o bolor e o mofo vão acumular-se dentro do tambor. Isto vai deixar a roupa com cheiros e na maioria dos casos é um problema que leva tempo a resolver. No entanto se já está com este problema pode experimentar o truque que referimos aqui.
Passe o tambor da máquina por água quente uma vez por mês
A maioria das pessoas faz lavagens a baixas temperaturas o que está correto porque nos permite poupar muito dinheiro ao final do mês. Para além disso com a eficácia atual dos detergentes acabamos por ficar com a roupa perfeitamente levada. No entanto, isto permite que a sujidade se acumule dentro da máquina.
Uma lavagem a quente significa fazer um ciclo de pelo menos 40 graus. Mas idealmente deve ser regulada para a temperatura mais quente possÃvel.
Algumas máquinas vão até 90 ou 95 graus o que pode ajudar a livrar-se de quaisquer odores, germes e bactérias. O vinagre branco também pode ajudar a remover os odores, embora em alguns casos não seja necessário. Isto porque algumas pessoas afirmam que até pode vir a causar danos no futuro.
Utilizar uma solução especial mas caseira
Por vezes, usar um método ecológico para limpar a roupa também pode ajudar a se livrar do calcário. Exemplo disso é utilizar uma mistura de vinagre branco e bicarbonato de sódio. No entanto não é algo que deva fazer sempre. Eventualmente de 3 em 3 meses ou com maior distância.
Limpar as borrachas e a porta com regularidade
A limpeza regular dos vedantes da porta é crucial para reduzir qualquer bolor que possa ter “assentado” na zona húmida da máquina. O bolor que ficar durante muito tempo nessa zona vai acabar por afundar na borracha e será quase impossÃvel de remover.
Não utilize detergente a mais
Muitas pessoas pensam que quando as coisas estão muito sujas mais vale colocar-se um pouco mais de detergente. Isto para que fique tudo mais limpo e cheiroso. Mas acredite ou não a verdade está exatamente no oposto. O excesso de detergente pode parecer a solução perfeita para limpar toda a sujidade que está a cobrir a sua roupa. Mas, infelizmente, muito detergente não vai ser a solução.
Se utilizar mais sabão do que o recomendado a roupa pode ficar com alguns restos de detergente. Nesses restos podem-se manter algumas bactérias. Como se isto não bastasse também pode levar a que muitos odores continuem na roupa. Para se livrar deste problema tem de voltar a lavar a roupa sem detergente, o que é um trabalho extra desnecessário.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!