A AMD conseguiu aquilo que há alguns anos atrás, seria pura e simplesmente o impensável… 30% de quota de mercado no mundo dos processadores! Sim, é mesmo verdade, mesmo após a queda na procura durante o ano de 2022, a AMD foi capazes de chegar aos 30%, no último trimestre de 2022, graças aos seus processadores EPYC.
É uma marca histórica, que demonstra um pouco como as coisas têm corrido para as suas gigantes do mundo dos processadores.
AMD já tem 30% da quota de mercado! Intel continua em queda
Portanto, esta é sem dúvida alguma, uma vitória EPYC para a AMD, com a gigante dos processadores e placas gráficas a chegar, e a ultrapassar os 30% de quota de mercado no mundo dos processadores (31.3%). Porém, apesar do facto de a Intel continuar a cair, a gigante azul dos microprocessadores continua com 68.7% de quota.
Será isto apenas o inÃcio, ou a coisa vai acabar por estabilizar para o lado da Intel?
Bem, essa é a pergunta do milhão de euros, mas uma coisa é certa, o objetivo da AMD é o mesmo de muitas equipas do mundo do desporto. “Jogo a jogo! Trabalhar da mesma forma todos os dias”.
Entretanto, apesar deste resultado muito positivo, é preciso referenciar que este estudo de mercado também aponta para a maior queda no envio de componentes para o mercado, em mais de 30 anos. Tanto por parte da AMD, como também por parte da Intel. Estamos a falar de um declÃnio de 34% a nÃvel a anual, e 19% a nÃvel trimestral.
Conclusão
Em suma, não se deixe enganar, a Intel continua a ser a dona e senhora deste espaço. Porém, é inegável que terão de ser feitas algumas mudanças para tentar parar o crescimento da AMD. Tanto no mundo dos servidores, como também no lado do cliente tradicional de consumo.
É uma guerra que deverá continuar de forma muito interessante, em 2023, no mundo mobile, mais concretamente nos próximos meses.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!