O dia que muitos achavam que nunca chegaria finalmente chegou. Assim a partir de hoje acabou-se o que era doce, ou dito de outra forma, é o fim das partilhas da Netflix em Portugal. Se tem uma conta e costumava partilhá-la com alguém tem razões para estar preocupado. Afinal de contas pode começar a pagar, pelo menos, mais 3,99 Euros por nada. Mas afinal de contas como não pagar mais da Netflix com o fim das partilhas e sobretudo como proteger a conta?
Netflix: como não pagar mais com o fim das partilhas!
Claro que um dos métodos de não pagar mais com o fim das partilhas é não partilhar a sua conta. No entanto existe outra forma que por enquanto funciona e que pode encontrar aqui. Ainda assim não vai poder utilizar a app que tem na sua Smart TV. No entanto se não é isto que quer e pretende manter a sua conta sem utilizadores extra para não pagar mais continue a ler o artigo.
A Netflix foi lançando algumas ferramentas ao longo do tempo numa espécie de preparação para o que estava a chegar. Assim existem várias secções disponíveis que o ajudam a gerir esta situação. A primeira coisa que tem de fazer é aceder à sua conta Netflix no computador. Depois escolha o seu perfil e dê um clique em conta. Para ser mais rápido pode seguir esta ligação.
Agora o que vai fazer a seguir depende de um conjunto de coisas.
Se tem alguém que utilizava a sua conta da Netflix não há nada como falar com a pessoa e explicar a situação. Saiba que é possível que essa pessoa transfira todas as informações que tem associadas ao perfil que estava na sua conta para uma conta nova. Há várias pessoas que estão a optar por fazer isto.
Transferir o perfil para uma nova conta
Transferir o perfil para uma nova conta é muito simples. Tem de escolher o perfil que pretende transferir entrando nele. Depois no menu superior é só escolher a opção Transferir Perfil.
A seguir chega à janela que mostramos abaixo.
Agora é necessário configurar a adesão. Para isso tem de introduzir um novo endereço de email e palavra-passe. Depois é só dar um clique em seguinte.
A seguir tem de escolher o plano a que vai aderir. Clique em seguinte.
Mediante as suas necessidades escolha o melhor plano para si. Base, standard ou premium.
Para terminar o processo tem de escolher como pretende pagar. Depois de configurado o método de pagamento está pronto para utilizar a nova conta. O melhor de tudo é que todas as coisas que estavam no perfil da conta partilhada vão surgir na nova conta. Assim não perde qualquer histórico.
Gestão de acessos e dispositivos
Se já não se lembra a quem deu os seus dados é muito boa ideia visitar a secção Gerir Acessos e dispositivos. É que assim pode ver quem está a utilizar ativamente a sua conta.
Neste caso só temos um acesso, mas imagine que tem mais e na realidade já não quer isto para não pagar mais. Assim comece por carregar no botão terminar sessão à frente do dispositivo que não reconhece.
Isto irá desligar a pessoa que está ligada à sua conta. Mas já que fez isto também é importante alterar a sua palavra-passe. Isto para que não fique a pagar mais com o fim das partilhas na conta Netflix.
Alterar palavra-passe
Infelizmente, para já, o Netflix ainda não tem autenticação de dois fatores. Assim temos de arranjar outras formas de cobrir o flanco. Ter um número de telefone associado é essencial. No caso de tudo correr mal pode ser uma excelente forma de recuperar a sua conta. No entanto a melhor forma é mesmo alterar frequentemente a sua palavra-passe. Eu sei que é chato mas vale a pena. Assim está mesmo a evitar que a conta caia nas mãos erradas.
Não se esqueça de ter uma password exclusiva da Netflix. Assim não deve ser utilizada noutros sites ou aplicações. Para além disso, deve ter, pelo menos, 8 caracteres. Tenha também em atenção que deverá ser constituída por uma combinação de letras, números e símbolos, e utilizar tanto maiúsculas quanto minúsculas.
Incluir um elemento adicional
Imagine que a pessoa com quem estava a partilhar a conta diz-lhe que quer continuar e cobre aquilo que pagar a mais. Pois bem, pode fazê-lo. Para isso só terá de utilizar a opção Comprar opção de membro adicional.
Mas atenção que as condições para este elemento extra serão um pouco diferentes.
Logo à partida saiba que o plano standard permite incluir até um elemento adicional. Já o plano premium permite incluir dois.
Principais diferenças entre as contas de membro adicional e as contas de membro normais:
- Membros adicionais podem ver a Netflix em qualquer dispositivo, mas apenas num dispositivo de cada vez.
- Os membros adicionais também podem transferir títulos, mas apenas para 1 telefone ou tablet de cada vez.
- Os membros adicionais só podem ter um perfil e não podem criar perfis adicionais.
- Este perfil pode ser um perfil novo ou um perfil transferido elegível da pessoa titular da conta que convidou o membro adicional. Saiba mais sobre como transferir um perfil.
- Este perfil pode ter classificações etárias diferentes, mas não pode ser um perfil de Crianças. Saiba mais sobre os Controlos parentais na Netflix.
- Os membros adicionais têm de criar a sua conta no país que está associado à conta do titular da conta. Após a ativação da sua conta, o membro adicional poderá ver a Netflix onde quiser.
Resumindo, a decisão é sua se vai pagar ou não mais com o fim das partilhas da Netflix.