Os últimos dias têm sido de confusão, de crÃticas, e até de cancelamentos, para a gigante e rainha do streaming Netflix. Uma empresa que por várias razões, decidiu complicar de forma muito significativa o seu sistema de acesso à conta, seja este partilhado com pessoas de fora, ou não.
Claro que, entretanto, graças à s muitas crÃticas e ameaças dos utilizadores, a empresa até decidiu voltar um pouco atrás nas suas intenções. Mas… Uma coisa é certa! Todos estes planos vão voltar, de uma forma ou de outra, mais tarde ou mais cedo.
Porém, o problema nem está aÃ. Estas mudanças mais recentes na plataforma da gigante Netflix não são o problema real, são apenas a gota de água num copo que já ameaçava ficar cheio há vários anos.
A Netflix outrora cheia de conteúdo, a um bom preço, e super simples de ser utilizada, com um algoritmo inteligente e amigo do utilizador, capaz de indicar qual seria o próximo ‘Best Seller’… É agora um serviço com menos conteúdo, com mais rivais (HBO, Disney+, etc…), demasiado caro para aquilo que oferece, e agora, aparentemente pronto a perder um dos seus pontos mais fortes, que agradava tanto a adultos como a graúdos, a sua praticabilidade.
Vamos por partes?
Se a Netflix cair, o que vai acontecer ao streaming?
Portanto, além da plataforma mais popular do mercado, a Netflix é também a plataforma que começou a atual loucura do streaming. Porém, corre agora o risco, com todos estes anti-consumidor, de voltar a mudar o paradigma. Para que sentido? Bem, temos de esperar para ver
Mas eu tenho uma opinião… Se a Netflix cair, os consumidores não vão simplesmente optar por outras plataformas de streaming como a HBO, Disney+, Prime Video, etc… Vão simplesmente desistir deste mundo, e vão voltar ao que faziam antes.Â
Aliás, já temos alguns sinais desta mentalidade, com vários utilizadores da Netflix a voltar para o mundo da pirataria. Afinal, ainda se lembra do Pirate Bay? É que há muitos anos que a plataforma de partilha de ficheiros não tinha tantos utilizadores como agora!
Além disso, temos outros serviços a ganhar outros nÃveis de popularidade, como é o caso de várias Apps focadas no IPTV, ou outras apps, capazes de oferecer uma experiência similar à Netflix, mesmo que “ilegais”, como o Streamio (com add-ons).
Os utilizadores subscreveram a Netflix porque reunia a grande maioria do conteúdo que realmente interessava, dava para ser partilhada para baixar o preço de subscrição, e era super simples de ser utilizada. Todas estas premissas são agora falsas. Se isto significa que vamos ter uma debandada para outros serviços? Eu não acredito! Porque apesar de muita qualidade, nenhum outro serviço é ainda capaz de oferecer o mesmo tipo, e quantidade, de conteúdo multimédia. E claro, ninguém vai subscrever 3 ou 4 plataformas, e pagá-las todos os meses.
Mas esta é apenas a minha opinião! O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!