Android: como resolver os maiores problemas com a bateria

Os problemas que podem surgir com a bateria do nosso smartphone Android podem levar a verdadeiras dores de cabeça. Normalmente eles são mais frequentes nos smartphones antigos. No entanto isto não significa que também não afetem os mais recentes. Se o seu smartphone carrega demasiado devagar ou perde a carga muito depressa, pode ser um sinal de alarme. No entanto, mesmo para estes casos, existem coisas que podem ajudar a solucionar os problemas. Assim vamos dizer-lhe como resolver os maiores problemas com a bateria do seu smartphone Android.

Android: como resolver os maiores problemas com a bateria

Carregamento mais lento

Quando um smartphone Android está a carregar muito lentamente, é frequentemente um problema com o cabo, adaptador ou porta USB do smartphone. Pode experimentar um adaptador e cabo diferentes e tentar limpar a porta USB. Em particular, se o seu equipamento suportar um carregamento rápido, certifique-se de que o carregador produz energia ao mesmo nível ou num nível superior.

problemas com a bateria

Se, por exemplo, o seu smartphone suportar carregamento de 30W e utilizar um carregador de 20W, carregará a 20W e demorará muito mais tempo do que o normal.

Entretanto também posso falar de uma experiência pessoal. Um Galaxy S20+ tinha deixado de carregar rapidamente. Primeiro começou por levar cerca de duas horas a carregar totalmente quando levava apenas uma. Depois passou para seis. Experimentei carregadores e cabos diferentes e nada. Não estava muito esperançado num restauro de fábrica mas foi isso que a Samsung me sugeriu e fi-lo. Surpresa das surpresas foi exatamente o que resolveu o problema. Assim se tudo o resto falhar e apesar de ser um processo trabalhoso é algo que deve tentar.

Bateria a descarregar muito rapidamente

Embora uma utilização intensiva possa drenar rapidamente a bateria de um smartphone, pode estar a passar por outro problema qualquer em simultâneo.

problemas com a bateria

Assim comece por ir a definições. Depois escolha Manutenção dispositivo e bateria.

Na nova janela carregue em Bateria.

Depois carregue em Limites Utilização segundo plano e no novo ecrã certifique-.se de que a opção suspender apps não utilizadas está ativa. Se estiver podemos ainda tentar outra coisa no ecrã anterior. Assim verifique qual a app que está a drenar mais energia. Se for algo no mínimo estranho ou que não devia estar a acontecer carregue nela e em baixo escolha Limitar utilização.

O smartphone perde muita carga quando não o está a utilizar

O uso médio da bateria nos smartphones modernos quando está inativo é entre 0,5% e 1,5% por hora. Se está a ver uma perda superior a 3% por hora, é necessário olharmos para algumas questões.

Eventualmente é alguma app que está a provocar isso. Só tem de verificar a utilização de aplicações e seu impacto na bateria e terá uma pista.

Depois é só limitar a utilização como referimos acima.

Inchaço na bateria

Se a bateria do seu smartphone estiver inchada ou a inchar, deve parar de a utilizar imediatamente. Entretanto é uma boa ideia deixar o smartphone longe das pessoas e dos objetos inflamáveis e deixar a carga esgotar-se. Depois contacte o suporte técnico para substituir a bateria.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também