Discos Rígidos de baixa capacidade duram menos tempo

Pois bem, segundo um novo estudo, que teve 230 mil Discos Rígidos (HDD) para testar (29 modelos diferentes), tudo indica que modelos com menores capacidade de armazenamento, duram menos tempo dentro do seu PC. Curioso não é?

Discos Rígidos de baixa capacidade duram menos tempo

hdd

Portanto, o estudo foi feito pela BackBlaze, uma empresa focada no armazenamento na nuvem, e que por isso mesmo, apesar de estar lentamente cada vez mais apostada no armazenamento Flash (SSD), é uma empresa que ainda tem de investir fortemente em discos rígidos clássicos. Afinal, esta é alternativa mais amiga da carteira, devido ao seu custo por GB mais baixo.

Dito tudo isto, dos 29 modelos analisados, e total de 230921 discos rígidos utilizados nos servidores, o único modelo sem qualquer tipo de falha, apesar de nem ser um dos modelos com mais espaço de armazenamento disponível, foi um Seagate 8TB (ST8000NM000A). (Porém, a Seagate também foi uma das marcas com mais falhas na lista).

Entretanto, esquecendo esse modelo de 8TB, ficou aparente que os modelos de 12TB, 14TB e 16TB, são significativamente mais duráveis face aos HDDs com menores capacidades.

Porém, provavelmente devido a uma corrida ao armazenamento, e provável queda na qualidade de construção, ficou também aparente uma subida no rácio de falha de hardware, que em 2021 era de 1.01, e agora, em 2022, subiu para os 1.37.

Para comprovar o “ponto” deste artigo, para as drives entre os 4TB e 10TB, o índice de falha chegou aos 2.12%. Um número significativamente mais alto face à média de 1.37%.

Uma outra métrica interessante, é que apesar de uma aposta em armazenamento com maior capacidade, com a BackBlaze a contar apenas com 28.7% de drives até 10TB. Este hardware foi responsável por mais de 44% das falhas durante todo o ano de 2022.

Curiosamente, dentro das marcas, quem teve mais falhas foi a Seagate e Toshiba. Porém, as drives da Seagate eram mais antigas face às restantes marcas.

Em suma, a BackBlaze vai agora focar-se exclusivamente em drives com grandes capacidades. E esquecer os modelos que mais dores de cabeça deram no ano passado. Uma excelente altura para o fazer! Visto que as grandes fabricantes estão agora a apostar em HDDs HAMR, com capacidades de armazenamento capazes de tocar nos 30 TB, já em 2023.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também