(Ensaio) VW Golf 1.0 TSI Sportline: Uma boa surpresa!

É inegĂ¡vel que o Volkswagen Golf Ă©, e sempre serĂ¡, um carro mĂ­tico, em qualquer geraĂ§Ă£o, servindo como a bandeira do ‘hot-hatch’, ou do carro AlemĂ£o compacto, mas confiĂ¡vel, que o vai levar a si, e Ă  sua famĂ­lia, para qualquer lado.

Dito isto, na sua nova geraĂ§Ă£o (Golf VIII), o sucesso nĂ£o tem sido muito similar ao passado, por um lado devido Ă  forma como o mundo automĂ³vel estĂ¡ mudar, e claro, por outro, porque a VW tem mudado bastante como marca, e o Golf Ă© um perfeito exemplo disso mesmo.

AliĂ¡s, o facto de existir um modelo com a motorizaĂ§Ă£o 1.0 TSI de 110 cavalos, e simples 3 cilindros, com o nome ‘sport’ lĂ¡ pelo meio, demonstra exatamente o que disse em cima. Ou seja, que a VW estĂ¡ a mudar, e por isso mesmo, o Golf estĂ¡ a mudar com ela.

PorĂ©m, apesar de ser uma alternativa automĂ³vel estranha, Ă© tambĂ©m uma que me foi capaz de conquistar, e que vai provavelmente ser um sucesso no mercado Nacional.

(Ensaio) VW Golf 1.0 TSI Sportline: Uma boa surpresa!

Design

Portanto, aqui nĂ£o temos nada de novo, mas ao mesmo tempo, existem algumas diferenças face a muitos dos Golf 8 jĂ¡ nas estradas. Afinal de contas, a opĂ§Ă£o Sportline Ă© na verdade muito prĂ³xima Ă  gama de entrada ‘Life’.

Assim, estava Ă  espera de um aspeto mais GTI, GTD ou GTE? Tire o cavalinho da chuva, o aspeto deste Golf Ă© do mais base que hĂ¡, com o automĂ³vel a perder muitos dos extras visuais dos modelos mais apelativos, como Ă© a linha central com iluminaĂ§Ă£o LED na dianteira.

Ainda assim, temos um aspeto, na minha opiniĂ£o, muito interessante, com uma frente moderna, e claro, muito Golf, enquanto a traseira apresenta um desenho com Ă¢ngulos mais definidos, e menos arredondados, comparativamente ao que tivemos a oportunidade de ver em modelos mais antigos como o Golf 6 ou 7/7.5.

Entretanto, temos ainda jantes de liga leve de 17”, alguns toques desportivos no para-choques, entre outras coisas que podem passar despercebidas de forma isolada, mas que tudo junto, faz com que este Golf pareça ter um pouco mais poderio comparativamente Ă  realidade.

Interior

Entretanto, no interior, temos tudo aquilo que jĂ¡ tĂ­nhamos visto nos passados ensaios, porĂ©m, com uma mudança muito interessante na minha opiniĂ£o. É que o sistema de infotainment, apesar de continuar a ser baseado em botões touch, que pessoalmente abomino, estĂ¡ agora significativamente mais rĂ¡pido e responsivo.

Dito isto, quanto ao espaço e qualidade dos materiais, estĂ¡ tudo muito em linha com aquilo que a VW costuma apresentar nesta gama automĂ³vel, que define o mundo dos ‘Pequenos Familiares’, ou ‘Compactos do Dia-a-Dia’. É perfeitamente possĂ­vel ir todos os dias para o emprego, e estar confortĂ¡vel. Ou ir de fĂ©rias, para longe, e levar grande parte da sua casa Ă s costas. (Temos 380 litros de espaço de arrumaĂ§Ă£o na bagageira)

Equipamento

Disse em cima que esta Ă© uma versĂ£o muito perto da ‘base’, e nĂ£o menti. AlĂ©m de alguns toques visuais na carroçaria, e a inclusĂ£o das jantes de liga leve um pouco mais desportivas, este Golf Ă© mesmo o base dos bases. PorĂ©m, Ă© um Golf, por isso, mesmo sendo base, temos sempre algumas coisinhas boas a acompanhĂ¡-lo.

Onde podemos incluir iluminaĂ§Ă£o LED, Cruise Control Adaptativo, Sensores de Estacionamento Ă  frente e atrĂ¡s, Digital Cockpit Pro, Android Auto/Apple CarPlay sem fios, etc…

ConduĂ§Ă£o e Consumos

Quando se fala de um motor 1.0, nĂ£o Ă© o dinamismo que nos vem Ă  cabeça. Ainda assim, a verdade Ă© que apesar de nĂ£o ser um automĂ³vel portentoso, o Golf 1.0 TSI revelou-se um ‘carrito’ bastante Ă¡gil, e alegre em estrada.

AliĂ¡s, se lhe der algum tempo, ele Ă© bem capaz de esticar as suas pernas atĂ© uns incrĂ­veis 200 km/h. (NĂ£o digam a ninguĂ©m que testei isto!)

Mas o importante Ă© mesmo o facto de se conseguir mexer, e bem, sem exagerar nos consumos. AliĂ¡s, segundo a VW, uma mĂ©dia normal neste automĂ³vel, para 100 quilĂ³metros percorridos, anda entre os 4 e os 4.5L. Nos meus 5 dias de teste, em que puxei bem por ele, bastante em autoestrada, terminei com uma mĂ©dia de 5.6L/100km. Nada mau!

ConclusĂ£o

Mesmo com um motor 1.0 TSI, um Golf é sempre um Golf. Este carro, apesar de parecer limitado logo à nascença, foi capaz de me meter um sorriso no rosto, com alguns rasgos de dinamismo, ao mesmo tempo que me ofereceu, sempre, viagens de qualidade, cheias de conforto. É difícil pedir mais.

Preço: ~28 mil euros

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notĂ­cias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grĂ¡tis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
É inegĂ¡vel que o Volkswagen Golf Ă©, e sempre serĂ¡, um carro mĂ­tico, em qualquer geraĂ§Ă£o, servindo como a bandeira do 'hot-hatch', ou do carro AlemĂ£o compacto, mas confiĂ¡vel, que o vai levar a si, e Ă  sua famĂ­lia, para qualquer lado. Dito isto, na...(Ensaio) VW Golf 1.0 TSI Sportline: Uma boa surpresa!
Share to...