Uma das grandes dúvidas dos consumidores face à mobilidade elétrica, prende-se no facto de não existir uma grande aposta por parte das fabricantes, no campo da energia solar. A situação deve-se um pouco à falta de eficiência das atuais motorizações, e falta de superfície no próprio carro para a implementação destes mesmos painéis. (Isto já para não falar do preço da implementação, e segurança (ou falta dela), que essa implementação mete em cima da mesa.
Mas… As coisas estão a mudar! O novo Squad, da Squad Mobility, é prova disso mesmo. Sendo um carro compacto, coberto por painéis, capaz de oferecer 100 quilómetros de autonomia elétrica.
E que tal um Carro Elétrico com painéis solares a 6 mil euros?
Portanto, estamos a falar de um automóvel do tipo SUV, compacto, com apenas dois lugares, que é na verdade mais parecido a um carro de golfe, do que a um carro tradicional de estrada.
É sobretudo, a prova de que é possível implementar painéis solares, e assim utilizar energia limpa para a locomoção em cidade. Como? Bem, temos dois motores nas rodas traseiras, cada um deles com uma potência de 2kW, bem como 4 baterias de 1.6kW cada. Num dia de sol, os painéis garantem cerca de 31 quilómetros de autonomia. Com a utilização da totalidade das baterias, este valor pode subir para os 100 quilómetros. A velocidade máxima de é 45 km/h.
Quanto à disponibilidade e preço, este Squad foi apresentado na CES 2023, em Las Vegas, a começar nos 6250€, e capacidade de ir até aos 9300€. Ainda não está disponível ao público, mas a pré-venda já começou, e as primeiras unidades devem ser entregues no final do ano.
Para que serve?
O Squad foi pensado para uma condução urbana, ou dentro de terrenos fechados, resorts, ou parques de diversões. É sobretudo uma prova de que a tecnologia funciona, e que é realmente possível começar a aproveitar a energia solar para os EVs.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!