Carros Elétricos: Carregar nos postes de iluminação. Porque não?

A revolução elétrica tem muito que se lhe diga, especialmente na parte do carregamento automóvel. Afinal de contas, ter um carro 100% elétrico, implica quase sempre ter a capacidade de carregar o seu EV, em casa, ou pelo menos, no trabalho.

Se não conseguir, como faz? Utiliza a rede de carregamento público, que além de complicada, é exageradamente cara? Não! É preciso simplificar, e claro, acabar com os cabos de carregamento atirados pela janela, como de certeza já deve ter tido a oportunidade de ver em várias cidades ou vilas.

Carros Elétricos: Carregar nos postes de iluminação. Porque não?

Portanto, só na zona de Lisboa, 75% dos moradores não têm solução para carregar os seus veículos elétricos. Além disto, é preciso arranjar uma alternativa para quem tem um carro PHEV (Hibrido Plug-In), capaz de fazer uma quantidade significativa de quilómetros de forma puramente elétrica, mas que claro está, carregam de forma mais lenta, e por isso, têm ficado de lado na rede pública de carregamento.

Qual é a solução? Bem, pode muito bem passar por um carregamento através dos postes de iluminação na via pública. A ideia é que todos os donos de um veículo elétrico consigam carregar, quando, e onde precisam.

Como é que a coisa pode funcionar?

Pois bem, caso não saiba, a grande maioria dos postes de iluminação são ocos por dentro. Por isso, é perfeitamente possível instalar um novo tipo de carregador, mais compacto, mesmo que de potência mais baixa.

Poderia também ser possível criar uma rede de responsabilidade própria camarária, em vez de ligar estes novos postos à rede Mobi.E. Algo que seria provavelmente mais vantajoso para vários tipos de utilizadores, mantendo a rede de maior potência para quem realmente precisa dela, e claro, manter esta alternativa mais acessível ao consumidor.

Quem sabe, até poderia ser mais vantajoso, em certas alturas, carregar neste tipo de posto! Em vez do carregamento caseiro, visto que um carregamento caseiro implica sempre “contas” com os tarifários bi-horários e tri-horários, bem como a instalação de uma WallBox.

Entretanto, esta solução já está a ser estudada pelo Município de Lisboa, e claro, já existem parcerias a querer entrar no projeto! Como é o caso da Galp.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também