(Mini-Review) Galaxy S23 Ultra: Melhor em todos os sentidos!

Os novos Galaxy S23 são finalmente oficiais, e claro, nós já temos a versão Ultra para brincar um bocadinho. Faz ideia do que mudou? Vale a pena o aumento de preço face ao ano passado? É uma máquina feita a pensar no teste do tempo. Vamos tentar responder a algumas destas questões, visto que já o temos há pouco mais de 24 horas.

(Mini-Review) Galaxy S23 Ultra: Melhor em todos os sentidos!

Especificações Técnicas:
  • Ecrã: 6.8” QHD+ Dynamic AMOLED 2X Display (1~120Hz) // 240Hz Resposta ao Toque
  • SoC: Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 (Galaxy Platform – Exclusivo)
  • Memória: 8~12GB
  • Armazenamento: 256~1TB
  • Bateria: 5000mAh (Carregamento por cabo: Até 65% de carga em cerca de 30 minutos com adaptador de 45W. // Carregamento sem fios 15W)
  • Câmeras:
    • 12MP Ultra-Grande Angular // F2.2, FOV 120˚
    • 200 MP Grande Angular // F1.7, FOV 85˚
    • 10MP Teleobjetiva // 3x Optical Zoom, F2.4, FOV 36˚
    • 10MP Teleobjetiva // 10x Optical Zoom, F4.9, FOV 11˚
    • 12MP Câmara Frontal // F2.2, FOV 80˚
  • Dimensões e Peso: 78.1 * 163.4 * 8.9mm // 234g

Portanto, como já deve ter reparado, a Samsung decidiu não revolucionar no lançamento da sua nova geração de smartphones topo de gama. Afinal, enquanto o design até muda um pouco na traseira dos Galaxy S23 e S23+, ficando mais em linha com a gama Ultra, o S23 mais caro, o S23 Ultra, traz ainda menos mudanças, apostando apenas em laterais menos curvas, para melhorar e pega e diminuir os toques acidentais no ecrã.

Ainda assim, a magia da novidade continua neste novo lançamento da Samsung. Sabe porquê? Porque internamente, muita coisa mudou, e como tal, muitos dos defeitos que apontámos à gama Galaxy S22, especialmente ao S22 Ultra, aparecem agora corrigidos.

Galaxy S22 Ultra vs Galaxy S23 Ultra
Ou seja, enquanto no exterior parece que temos aqui um ‘simples’ S22s Ultra, na realidade, graças às muitas mudanças internas, temos em mãos, aquele que é muito provavelmente o smartphone do ano.

Afinal de contas, naquilo que realmente interessa, tudo mudou! Estamos a falar da velocidade de processamento, com o smartphone a conseguir abrir apps num ápice. Estamos também a falar da fluidez, que aqui se sente como nunca se sentiu num Galaxy S baseado em processadores Exynos (este S23 Ultra ainda não teve um único soluço!), e até na capacidade fotográfica vemos várias mudanças, tanto na câmera frontal, como também no módulo traseira, que podem muito bem meter o S23 Ultra no poleiro da performance fotográfica do mundo mobile.

Mas vamos por partes.

Design

Como dissemos em cima, relativamente ao ano passado, no campo do design, pouco ou nada muda além de alguns toques nas laterais, e um novo acabamento cromado nas lentes do módulo de câmeras traseiras.

Porém, na minha opinião, isto não é de todo negativo.

Sou um grande defensor da estratégia “Em equipa que ganha não se mexe”, e muito honestamente, o S22 Ultra foi o pico do design dentro das gamas Galaxy S e Galaxy Note. Aliás, apesar de não achar o S22 Ultra um portento da performance, preferindo o Oppo Find X5 Pro, ou Vivo X80 Pro, a verdade é que acabei sempre por voltar ao aparelho da Samsung, para aproveitar o ecossistema, e claro, meter as mãos neste pedaço de smartphone super sexy.

O S23 Ultra continua a filosofia de design, mas agora, com muito mais armas no campo da performance.

Performance

Como já dissemos várias vezes, a grande diferença nos Galaxy S23 face aos Galaxy S22 do ano passado está na mudança para processadores da Qualcomm (Snapdragon 8 Gen2), em dos processadores da própria Samsung.

Curiosamente, em 2023, a Samsung até foi capaz de fechar uma parceria exclusiva com a Qualcomm, para meter as mãos em processadores ligeiramente mais rápidos, e mais frescos, o que claro está, significa que em qualquer tarefa comparável, o Galaxy S23 vai ser sempre mais rápido comparativamente a um qualquer outro rival dentro do ecossistema Android.

Além do processador, a Samsung também apostou em memória RAM LPDDR5X em vez da mais velhinha LPDDR5. Isto significa um boost de performance muito interessante em qualquer tipo de uso.

Em suma, ainda não temos o smartphone há tempo suficiente para tirar conclusões 100% assertivas. Mas, mesmo assim, é muito fácil dizer que no campo do desempenho diário, a coisa melhorou, e não foi pouco.

Fotografia

Além do processador, e memória, temos uma outra mudança a nível interno, que promete dar que falar. Estamos obviamente a falar do sensor de 200MP, numa versão superior aquilo que a Xiaomi e Motorola já tem no mercado. Qual é o resultado? Nada melhor que olhar para algumas das capturas que andámos a fazer nas últimas 24 horas.

Entretanto, também temos um comparativo a ser feito, para perceber qual é a diferença real entre o Galaxy S22 Ultra (108MP) e o S23 Ultra (200MP), vai poder ler esse artigo mais tarde, aqui. Vamos às imagens?

Fotos durante o dia (Modo Automático)

Fotos durante a Noite (Modo Automático)

Modo Noturno

Selfie

De forma muito resumida, o S23 Ultra é uma besta na captura da fotografia dentro do modo mobile. Tudo graças à resolução de um dos grandes problemas do sensor de 108MP, que fez das suas tanto no S20 Ultra, como também nos mais recentes Galaxy S21 e S22 Ultra, o foco, ou melhor, a falta dele. Isto parece estar mais ou menos resolvido neste novo sensor de 200MP.

Além disto, as cores parecem muito mais vivas, o que muitas vezes não é bem correspondente à realidade, mas, fica mesmo muito bem, e acaba por cair em linha com aquilo que os utilizadores realmente querem. (Um grande exemplo disto é as fotos às flores e vegetação, mas irei falar mais sobre este assunto no comparativo com o S22 Ultra).

Bateria

Apesar de um aumento de 200mAh na bateria do S23 e S23+, o S23 Ultra continua a contar com a mesma exata célula de 5000mAh do ano passado. Porém, agora temos memória RAM mais poupada, e claro, um processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 muito mais eficiente, e que aquece menos.

Isto vai resultar num aumento, significativo, no aumento da autonomia do aparelho. Mas, os números a sério vamos deixar para a review detalhada.

Conclusão

De forma muito resumida, a Samsung decidiu fazer no S23 Ultra, aquilo que fez no Galaxy Z Fold4 e Z Flip4. Pegou nas coisas menos boas, e transformou-as em pontos positivos.

O S22 Ultra tinha soluços e bugs parvos? Bem, o S23 Ultra é agora muito provavelmente um dos aparelhos mais rápidos à face da terra. O foco na fotografia era fraco? O S23 Ultra foca aquilo que quiser, e oferece mais detalhe à volta. A bateria era fraca e o telemóvel aquecia? A autonomia melhor consideravelmente.

Que todos os lançamentos fossem assim! Ou seja, menos foco no visual, e mais naquilo que realmente interessa.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também