Como deve imaginar, apesar de alguns relatos mais ‘flamejantes’ na Internet, o Google não vai acabar por causa do aparecimento das ferramentas de IA. Aliás, apesar da atual loucura com o ChatGPT, a verdade é que esta tecnologia não é de todo uma novidade, visto que vários sites, alguns parecidos com a Leak.pt, ou seja, portais focados no lançamento de notícias ao minuto, já utilizam ferramentas como esta para gerar conteúdo há algum tempo. Você é que não sabia!
Dito isto, a verdade é que com surgimento de muitas, e poderosas, ferramentas IA, o Google vai mesmo ter de adaptar a sua pesquisa a novos tempos.
Sendo exatamente por isso que a equipa de desenvolvimento e manutenção do motor de busca já está a preparar um refresh, implementando algumas funcionalidades agora tornadas famosas pelo ChatGPT.
Google vai sofrer uma revolução com a loucura do ChatGPT
Portanto, eu não acredito que a Google “vá acabar”, como muito boa gente anda por aí a dizer, mas que vai mudar, isso é inegável. Afinal de contas, segundo a CNBC, a Google está neste momento a testar um chatbot AI da sua autoria. Denominado de “Apprentice Bard”, que claro está, oferece respostas a perguntas de forma muito similar ao ChatGPT.
Esta nova ferramenta vai fazer parte da página principal (Google.com ou Google.pt), sendo baseada na tecnologia Google LaMDA, que claro, é muito similar à base do ChatGPT da OpenIA. Na realidade, o Google LaMDA nem é novidade, visto que já foi demonstrado em vários eventos.
Dito isto, a Google parece ter uma vantagem face ao ChatGPT. No quê? Bem, o ChatGPT tem conhecimento limitado, com a sua base de dados a ir apenas até 2021. No caso do Google, vamos ter eventos recentes, disponíveis, logo à partida.
Porém, apesar de todas estas novidades, não fazemos ideia de quando é que isto poderá ser realmente implementado. (Deve estar para breve!)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!