(Ensaio) Mazda MX-5: Eu, como muitos de vocês, cresci a ver repetições de Top Gear UK nos canais da velhinha TV por Cabo que tÃnhamos em Portugal, e claro, sempre adorei ver os testes, brincadeiras, e desafios de Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond.
Porém, verdadeiramente, sempre tive alguma dificuldade em perceber o que significava o “Prazer de Condução” que o trio tanta vez mencionava no programa. Especialmente quando estes testavam carros aparentemente menos premium, menos poderosos, e até ‘baratos’ relativamente aos espalhafatosos supercarros.
Bem… Já percebi! Tudo graças ao meu mais recente ensaio.
É que o Mazda MX-5 que tive agora a oportunidade de testar, é um carro muito diferente daquilo a que estou habituado.
Diferente no quê?
Bem, sempre que começo um ensaio, sento-me (quase sempre) completamente à vontade, ao volante, porque sei a quantidade de tecnologia que está ali implementada, e por isso mesmo, sendo um automóvel de 50, 100, ou 200 mil euros, sei que estou seguro, e que posso andar à vontade, seja a viagem curta ou longa.
No Mazda MX-5 as coisas já não são bem assim!
Este automóvel foi pensado para o “prazer da condução”, e como tal, muitas das tecnologias que dou como garantidas num carro moderno, aqui não interessam para rigorosamente nada.
Elas até podem existir, visto que o modelo que testei tinha sensores traseiros, monitorização de pontos cegos, lane assist, entre outras tecnologias de segurança, mas a verdade é que não interessam!
Quer mandar uma mensagem, ou tirar uma fotografia, enquanto está ao volante? Esqueça isso! Tem de estar atento ao que está à sua frente, porque apesar de na verdade nem ser um carro com uma grande cilindrada, ou com um grande número de cavalos dentro do estábulo (motor), é sem dúvida um automóvel que vai testar o seu “kit de unhas”.
Em suma, o MX-5 foi uma das melhores experiências que tive ao volante de um automóvel. Vamos por partes?
(Ensaio) Mazda MX-5: Um carro simples, mas de sonho!
Portanto, o Mazda MX-5 é verdadeiramente uma proposta única no mundo automóvel. Porquê? É simples, oferece uma experiência diferente, num pacote visualmente apelativo, com tração traseira, a um preço bastante apelativo, visto que começa nos 33 mil euros.
É preciso salientar que este não é de todo um carro todo-poderoso, visto que estamos a falar de uma motorização a Gasolina Skyactive-G 1.5L com ‘apenas’ 132cv. Porém, graças ao seu chassi super leve, forma como vamos sentados (quase deitados), e caixa muito bem conseguida que nos permite esticar mudanças até à s 7000rpm sem grandes dificuldades, conseguimos tirar um desempenho incrÃvel, nomeadamente em baixas, que nos faz sentir tudo na estrada, e claro, nos faz questionar o que andamos a fazer na estrada há tantos e longos anos, com carros banais em mãos.
Na minha opinião este não é um carro indicado para andar todos os dias, tal é a sua falta da praticabilidade se tiver filhos, ou tiver de andar com a casa à s costas ao longo da sua semana. Ainda assim, para férias, passear ao fim de semana, ou apenas e só ouvir o ronco do motor de ao final da tarde, com a capota em baixo… Bem… É qualquer coisa!
É sem dúvida alguma uma experiência simples, mas tão pura, que mesmo após um dia horrÃvel no escritório, vai ter, sem sombras de dúvidas, um sorriso no rosto.
O Interior!
Antes de mais nada, tenho de dizer que tenho 1m90, por isso, um dos meus primeiros medos foi imediatamente pensar “como é que me vou meter aqui dentro?“.
Bem, foi uma surpresa incrÃvel, porque ao contrário dos desportivos de antigamente, este MX-5 é extremamente confortável, até para pessoas mais altas e mais entroncadas, como é o meu caso.
Sim, não é de todo um carro espaçoso, visto que não temos grandes arrumações para garrafas, casacos, ou sequer o telemóvel se porventura quiser ligar o Android Auto. Mas, ainda assim, para o que é, acho que está muito bem conseguido.
Por falar em espaço, está curioso com a bagageira?Â
Aqui temos cerca de 130 litros de espaço, o que na minha experiência, foi mais do que o suficiente para meter a minha mala de ginásio, mala do computador, bem como um saco de compras. Não é muito, mas parece-me mais do que o suficiente para o tipo de carro que é.
É seguro?
Como disse em cima, este Mazda MX-5 não é um carro calmo, em que possa estar sempre 100% à vontade. Mas isso não significa que não seja um carro seguro.
Temos controlo de tração (Dynamic Stability Control), airbags à frente e atrás, monitorização de pontos cegos nos espelhos, lane assist, entre muitas outras coisas que ajudam, e muito, o exercÃcio da condução.
No entanto, volto a dizer, o MX-5 é um carro que obriga a um outro tipo de atenção por parte do condutor. Aliás, levado ao limite, é um automóvel capaz de lhe testar o kit de unhas de uma forma que provavelmente nunca viu antes. Uma forma super divertida, claro está.
Tecnologia
Pois bem, neste campo, além das tecnologias de segurança já mencionadas, temos também uma interface simples, com ecrã touch. Mas esqueça o ‘touch’, visto que é mais fácil de utilizar com a “rodinha” ao lado do condutor.
Além disto, felizmente temos também suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Algo obrigatório em qualquer carro nesta altura do campeonato, até nos que mais se focam na pureza da condução sob 4 rodas.
Conclusão
Em suma, caso não saiba, este é o carro desportivo de 2 lugares mais vendido do mundo. É também um automóvel com mais de 25 anos de história no mundo automóvel.
Qual é a razão para o sucesso? Bem, são várias! Mas para mim, a mais importante é mesmo o facto de lhe meter um sorriso no rosto de cada vez que liga o motor.
É um automóvel puro, que nunca esqueceu a sua filosofia base. Por isso mesmo, continua a ser um sucesso no coração de qualquer entusiasta do mundo automóvel.
Para resumir ainda mais a minha experiência… Esta foi a primeira vez, em muito tempo, que voltei para o meu carro no fim de um ensaio, e fiquei realmente triste e desiludido pelo facto da “brincadeira” ter terminado. Senti logo falta de emoção, ou melhor, falta de alma.
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