Número Desconhecido/Privado: É possível saber quem é!

Ontem falámos um pouco sobre este assunto, de forma a ensinar como bloquear este tipo de número, que normalmente estão associados a serviços de telemarketing, a SCAMs, ou simplesmente a pessoas chatas, de forma completamente automática. Pois bem, hoje vamos ensinar como ter acesso à identificação real a alguns destes números.

Números desconhecidos vs Números escondidos (Privados)

São coisas diferentes! Números desconhecidos são aqueles que lhe ligam, e não estão registados na sua lista de contatos. Já os números escondidos ou privados, são pessoas ou empresas, que decidiram esconder o número de forma propositada para evitar a identificação.

No primeiro caso, é possível aceder a ferramentas externas para descobrir quem é, basta copiar o número e colar na barra de pesquisa de um destes serviços. No caso do segundo, é boa ideia ligar à operadora com horas e datas, especialmente se porventura se sentir ameaçado.

Vale a pena também salientar que pode bloquear todos estes números, ou pelo menos parte deles.

Número Desconhecido/Escondido: É possível saber quem é!

Portanto, isto não é possível fazer a partir do próprio sistema operativo do smartphone, como podemos fazer com o bloqueio automático. Porém, existem vários serviços que se focam neste tipo de tarefas, como é o caso do Sync.Me ou True Caller. (Nem todos são gratuitos!)

Como é que estas apps/serviços funcionam?

Basicamente, são bases de dados gigantes, que se servem das listas de contatos dos utilizadores que se registam. Ou seja, como para os utilizar, é preciso fazer registo, a empresa aproveita para pedir acesso à sua conta Google, ou similar.

Por fim, feito o registo, basta colar o número que lhe tentou ligar na barra de pesquisa. Se este estiver na base de dados, irá aparecer o nome da pessoa, ou empresa, que lhe tentou ligar.

Também pode pedir ajuda à operadora!

Como refere a própria CNPD, quando recebe chamadas telefónicas de números privados, não identificados, que são incomodativas devido ao seu carácter repetitivo, ameaçador, calunioso ou fora de horas, desconhecendo quem faz essas chamadas, tem um mecanismo legal ao seu dispor que pode usar para resolver a situação.

O assinante ou utilizador do telefone pode solicitar a anulação da confidencialidade da linha chamadora, por um período de 30 dias, quando essas chamadas sejam perturbadoras da paz familiar ou da intimidade da vida privada (conforme artigo 10.º, n.º 1, da Lei 41/2004).

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O pedido deve-se fazer, nos termos da lei, junto da sua operadora telefónica, por escrito e devidamente fundamentado. Após receção do seu pedido, a operadora solicita o parecer da CNPD. Dá-se no prazo aproximado de 15 dias.

Entretanto se a situação ainda assim não ficar resolvida, poderá apresentar queixa-crime junto de autoridade policial ou do Ministério Público.

Quanto tempo este serviço fica ativo?

Entretanto este serviço fica ativo durante o período de 30 dias.

Como pedir?

Por exemplo, no caso da MEO tem de enviar um email para [email protected] a pedir a suspensão do sigilo das chamadas anónimas que por sua vez tem que fazer um pedido à CNPD para que seja possível ativar essa suspensão de sigilo.

Como funciona

Durante esses 30 dias, ninguém consegue ligar para si em número privado. Quem ligar em privado durante esse período vai ouvir a mensagem que o seu número será visível para a pessoa para quem está a ligar.

Eis a mensagem que surge quando o serviço está ativo.

Agora já pode saber quem lhe liga de um número privado!

Muito obrigado ao nosso leitor Luís Lima pelo envio da informação

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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