Um dos grandes problemas com os Ryzen 7000 não está na sua falta de performance, ou sequer no seu preço que até tem vindo a cair de forma significativa ao longo das últimas semanas. O problema está no preço de todo o conjunto, ou seja, processador, motherboard e memória RAM.
No campo da memória RAM, as coisas estão cada vez melhores, com as fabricantes a serem incapazes de vender kits de nova geração. Mas no lado das motherboards, é inegável que a coisas continuam caras, especialmente se quiser um modelo de gama alta X670, ou X670E.
Sim, as motherboards B650 já andam por aí a fazer das suas, mas verdade seja dita… Também estão muito mais caras, relativamente ao passado.
Calma! A AMD tem uma solução!
Ryzen 7000 não vende? Hora de lançar motherboards mais baratas!
Portanto, de acordo com algumas fontes que pouco ou nada falham no mundo da tecnologia, a AMD está a preparar duas versões do chip A620 para tentar vender mais motherboards em 2023.
Ou seja, de forma muito resumida, a AMD está a preparar uma versão com o módulo Promontory 21 (PROM21) para uma versão das motherboards A620, e aparentemente, uma outra versão com o módulo ainda desconhecido Promontory 22 (PROM22), que claro está, tem o grande objetivo de dar vida a boards capazes de chegar ao mercado a 125$.
Isto indica que a AMD tem mesmo todas as intenções de cumprir a sua promessa de lançar motherboards realmente amigas da carteira dos consumidores, se bem que significativamente mais limitadas face aos modelos que temos agora no mercado.
Porquê este novo módulo PROM22?
É muito simples, como o PROM21 está disponível em todas as motherboards (nas X670 temos dois módulos deste tipo, para conseguir o dobro da conectividade), a AMD está basicamente a desativar funcionalidades em cada chip, para dar vida a outros modelos.
Com o novo PROM22, estas funcionalidades já estão desativadas de fábrica. Ou seja, é um chip muito menos complexo, e por isso, muito mais barato de produzir em massa. É aqui que a AMD vai poupar dinheiro a sério, para finalmente popular o mercado com motherboards simples, mas ainda assim, poderosas o suficiente para meter um Ryzen 7000 em cima.
Além de tudo isto, é ainda expectável que as atuais boards comecem a baixar de preço. As coisas estão a melhorar!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!