Aumentar os preços quando a procura é alta, ou são produtos que têm sempre saída, é um caminho fácil para ter lucro. Mas, quando os produtos não vendem, mesmo após uns quantos cortes, qual é a solução? Pois bem… É cortar mais!
É exatamente isso que está a acontecer com os Ryzen 7000 lançados no ano passado, que estão agora mais baratos comparativamente às novas versões ‘non-X’, que já tinham o objetivo de chegar ao mercado a um preço mais aliciante. Isto sim, é o mercado a funcionar! Não vende? Toca de baixar para ir de encontro à procura que ainda existe.
AMD Ryzen 7000: Não vende? Vai ter de ficar mais barato
Portanto, isto ainda não chegou a Portugal, mas a verdade é que várias lojas começaram a cortar os preços dos Ryzen 7000, versões X, baseados na arquitetura Zen 4, de forma a chamar os consumidores que querem fazer upgrade, mas estão com um pouco de receio daquilo que possa acontecer à economia em 2023.
Desta forma, o Ryzen 9 7950X, nos Estados Unidos, já começa nos 585$, isto enquanto o 7900X começa nos 415$. Nas gamas mais baixas temos o Ryzen 7 700X a 340$, e claro, o Ryzen 5 7600X a 243$. Curiosamente, em algumas lojas Norte-Americanas, na compra de um destes processadores, ainda leva 32GB de memória DDR5 para casa, de borla.
É necessário ainda salientar que a AMD já confirmou o lançamento de versões munidas com 3D Cache. Por isso, os preços deverão cair ainda mais nas próximas semanas.
Se vale a pena dar o salto para estes processadores? Julgo que ainda não. O problema não está, nem nunca esteve, no preço dos processadores. Mas sim no preço da motherboard + memória RAM. 2 componentes que também estão a baixar significativamente de preço. É uma questão de estar atento!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!