Quando nos deslocamos para um determinado local, não podemos confiar na sorte. É que há sempre imprevistos que podem acontecer. Por exemplo, nada garante que tenhamos sempre Internet em todos os locais e que do nada não fiquemos sem serviço. É por esse motivo que quando vamos utilizar o Google Maps não podemos apenas confiar na sorte. É que se algo corre mal e não temos a conectividade necessária podemos estar perante um grande problema. Assim se utiliza o Google Maps para as suas deslocações não saia mesmo de casa sem fazer isto.
Google Maps: não saia mesmo de casa sem fazer isto!
Existem pelo menos duas coisas que devemos fazer quando vamos utilizar o Google Maps para uma deslocação. A primeira é garantirmos que temos um mapa atualizado descarregado offline. A outra é assegurarmos que o sistema de redirecionamento não nos prega uma partida e para isso temos de estar atentos.
Descarregar mapas
Termos alguns mapas offline é mesmo algo muito importante. Isto porque nos ajuda a evitar surpresas no caso de ficarmos sem Internet durante o percurso ou termos algum problemas de conectividade. Felizmente podemos ter sempre um plano de backup que consiste na utilização de mapas offline. Para além disso ainda ficamos com a mais valia de podermos poupar dados.
Fazê-lo é muito simples e podemos até definir facilmente a área de que necessitamos
Dito isto só temos de abrir o Google Maps e a seguir carregarmos na nossa foto de perfil que está no canto superior direito.
Depois temos de carregar na opção Mapas offline.
Nessa altura tudo o que temos de fazer é carregar na seta azul que está ao lado da frase Selecione o seu próprio mapa.
Na próxima janela pode definir a área que pretende descarregar. Não é só escolher uma zona pequena. Utilizando a possibilidade de juntar ou afastar os dedos é possível definirmos uma área muito maior. Depois é só carregarmos em transferir.
A seguir é só esperarmos que o download chegue ao fim. Deste modo se algo correr mal e não tivermos conetividade conseguimos sempre navegar sem problemas.
Estar atento aos redirecionamentos surpresa
O sistema de redirecionamento do Google Maps está a funcionar de uma forma terrível e isso atraiu uma nova onda de críticas. De facto, esta situação está a levar utilizadores a abandonar o Google Maps em revolta.
Como resultado disto os utilizadores estão a classificar a aplicação com apenas uma estrela. Isto num máximo de cinco. Assim a classificação geral do Google Maps caiu para 4,1 pontos. Isto apesar de ser a app de navegação número um no mundo.
Mas afinal qual o motivo para tantos problemas?
A maioria das pessoas reclama que o Google Maps de forma silenciosa e automática encontra uma nova rota e ativa-a durante a navegação sem sequer pedir permissão. Outros afirmam que, ocasionalmente, a nova rota muda o destino para um local aleatório, obviamente enviando-os para um lugar completamente diferente.
Escusado será dizer que é fácil ver por que isso é um problema tão grande. Se os utilizadores não olharem para o ecrã quando o redirecionamento ocorrer, eles acabarão por ir para um destino diferente, já que o Google Maps não parece fornecer nenhuma confirmação sobre a alteração.
Outros acreditam que o sistema de redirecionamento não faz sentido, simplesmente porque envia as pessoas para estradas alternativas para eventualmente economizarem apenas alguns segundos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!