Pois bem, foi durante a CES 2023 que a LG anunciou os seus novos portáteis super leves e compactos, bem ao estilo da sua popular gama Gram, agora equipados com ecrãs OLED. Uma gama, que muito curiosamente, é uma das responsáveis pela popularização do portátil ultra leve e ultra fino.
Porém, apesar do facto do facto de própria LG fabricar painéis OLED, a verdade é que a gigante Sul Coreana vai usar componentes da sua principal rival, a Samsung. Sim, os novos portáteis LG Gram vão usar painéis OLED da Samsung.
LG produz painéis OLED, mas prefere usar OLED Samsung
Portanto, estamos a falar de novos ultra portáteis de 14” e 16”, que aparentemente vão utilizar o painel OLED mais comum do mercado, o Samsung OLED Rigid, por sua vez baseado num substrato padrão de vidro. Porquê esta escolha? Bem, apesar do facto de a LG produzir OLED ‘in-house’, a verdade é que a fabricante está muito mais focada nos painéis de grandes dimensões, nomeadamente para televisões.
Seria possível produzir, mas seria demasiado caro para a empresa. Primeiro, porque se iriam utilizar recursos que são mais rentáveis no lado dos painéis de grande dimensão. Em segundo lugar, porque a LG não quer produzir este tipo de painel em grandes quantidades, porque isto significaria rivalidade com a Samsung, que claro, anda nisto há muitos e bons anos. (Margens mais baixas!)
Além disto, esta alternativa OLED da Samsung é a mais eficiente do mercado, ao mesmo tempo que oferece a melhor qualidade visual do mundo mobile.
Ou seja, de forma muito resumida, apesar de teoricamente ser possível para a LG produzir estes painéis. A verdade é que é significativamente mais barato (e mais eficiente) usar as linhas da rival Samsung.
Ainda assim, é muito curioso ver estas duas gigantes, históricas rivais, a colaborar num projeto.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faz sentido? É uma decisão puramente ‘business’! Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!