Smartphones vão criar os seus próprios fundos de ecrã

Hoje em dia tem-se discutido muito o poder da inteligência artificial e de uma forma ou de outra ela já começa a estar presente nas nossas vidas. Agora e graças à Google ela vai entrar com ainda mais força nos telemóveis. De facto, muito em breve os smartphones vão criar os seus próprios fundos de ecrã. Isto já para não falar nos temas e noutros elementos gráficos e não só. De facto, e apesar dos despedimentos, a Gigante dos motores de busca está a trabalhar em mais de 20 produtos de inteligência artificial que devem ser apresentados em Maio.

Smartphones vão criar os seus próprios fundos de ecrã

De acordo com o New York Times, a Google está a trabalhar em mais de 20 produtos de IA que “deverão surgir” na conferência para programadores I/O 2023 em maio. Ao nível das soluções para o consumidor, um dos projetos de “imagem e vídeo” a envolver Inteligência Artificial é um sistema que cria automaticamente fundos de ecrã. Isto vai começar com os Pixel e eventualmente expandir-se a todo o ecossistema Android.

Agora há algumas coisas que ainda não são conhecidas. Por exemplo para se criar os fundos não sabemos se os wallpapers são criados de raiz ou então se temos de contribuir com alguma imagem de base.

De facto isto é algo muito importante. Isto porque pode ser uma maneira interessante de trazer a geração de imagem para as massas de uma forma controlada.

Para além disso a Google vai lançar também algo chamado “Image Generation Studio”, ou Estúdio de Geração de imagens que como o próprio nome deixa adivinhar cria e edita imagens especiais. Entretanto não se sabe se este produto se destina a consumidores ou a outro público.

smartphone fundos de ecrã

Mas há outras novidades interessantes na calha.

Inclusivamente até algumas que permitem criar sapatos 3D. Ou seja, para os podermos visualizar de vários ângulos. Isto é algo trabalhoso para a maioria das marcas mas com o poder de inteligência artificial vai ficar uma coisa muito simples.

Para além de tudo isto, também temos novidades no campo do vídeo. Por exemplo haverá uma ferramenta que pode fazer o resumo de vários vídeos ao criar um novo. Destaca-se também uma função de ecrã verde para o YouTube que permitirá criar e utilizar fundos atrativos.

De facto a inteligência artificial vai trazer muitas novidades em breve. Não só para consumidores mas também para empresas e não há dúvida que a Google é um dos grandes motores.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também