Caso não saiba, o mundo da Internet está prestes a mudar, graças à imposição do Manifest V3 por parte da Google. Isto vai resultar em mais anúncios publicitários, que caso não saiba, é o “pão com manteiga” do negócio da gigante da pesquisa.
Mais anúncios? Como? Simples, os famosos adBlockers vão perder alguma da sua eficiência, com as mudanças que vão existir na base dos browsers. Bem, mais ou menos! É que ao que tudo indica, a equipa responsável pelo desenvolvimento do Firefox foi capaz de arranjar algumas soluções fora da caixa para o problema.
Sabe o que isto significa? Quer poucos anúncios? Vai ter de optar pelo Firefox!
AdBlock: Vai ser mais difícil bloquear anúncios? No Firefox não
Portanto, pessoalmente, ainda sou do tempo em que o Firefox era a grande alternativa ao Internet Explorer, e claro, ainda não existia Chrome para ninguém. Temos extremamente interessantes, mas que rapidamente mudaram quando a Google investiu no seu próprio navegador.
Contudo, a verdade é que a história tem uma curiosa tendência para se repetir, e como tal, o Firefox pode novamente voltar a ser a escolha dos utilizadores, faças ao facto de existir um grande foco da equipa, no suporte a adblocks modernos.
Aliás, a Mozilla já afirmou que não irá existir nenhuma limitação na instalação de extensões, isto ao contrário daquilo que vai muito provavelmente acontecer com o Chrome, e outros navegadores web. Sim, o Firefox tem suporte ao Manifest V3, mas sem abandonar aquilo que os utilizadores realmente querem.
O que é o Manifest V3?
É uma nova API criada pela Google, que prima pela segurança. No entanto, com este novo e renovado foco, é também uma API que limita um pouco o trabalho dos developers, e capacidades das muitas extensões disponíveis para download e instalação. Onde, claro, temos de incluir as capacidades de bloqueio de anúncios publicitários.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gostava de voltar ao Firefox? Ou nunca experimentou o browser?