A notícia caiu como uma bomba para a maioria das pessoas. É que na prática teremos um aumento de 7,8% na MEO e Vodafone, sendo que neste momento a NOS ainda não revelou o valor certo de aumento dos preços. A questão é que isto já era algo muito esperado conforme a DECO referiu e parece não haver muito a fazer. No entanto, a verdade é que em alguns casos este aumento pode não ser legal e como tal há algumas coisas que terá de verificar agora mesmo. É que 7,8% pode ser significativo. Por exemplo, eu pago cerca de 150 Euros. Isto significa que vou passar a pagar 161. Mas como referi no título tem de ter atenção. Isto porque pode não ficar a pagar mais de Vodafone ou MEO.
Atenção! Pode não pagar mais de Vodafone, MEO ou NOS!
A primeira coisa que tem de fazer é ir buscar o seu contrato e olhar com atenção para tudo o que lá está. Assim, existem alguns como já verificámos que não têm a cláusula que prevê a possibilidade de atualizações de acordo com o índice do preço do consumidor do INE. Se não tiverem o aumento não pode ser efetuado, já que será irregular.
Entretanto a maioria das pessoas tem uma fidelização e nessa altura é-nos comunicado que vamos pagar um valor fixo durante um determinado período. Ora isto torna o aumento de algum modo ilegal. Aliás a DECO defende que este valor do aumento deve ser aplicado apenas na renegociação dos contratos. Assim é algo que deverá utilizar para confrontar o seu operador.
Mas há outra coisa muito importante. É que este valor de 7,8% até se pode traduzir em algo inferior ou superior. Assim terá mesmo de contactar o operador e perguntar o que é que isto significa para si.
A DECO considera também que as pessoas devem olhar para a data em que as pessoas foram informadas acerca do aumento. Por lei deve ser feito com 30 dias de antecedência. Aqui não haverá grandes bases para os consumidores pegarem. É que inclusivamente nos sites dos operadores já estava esta informação. No caso da NOS desde 6 de Dezembro.
Entretanto lembre-se de duas coisas importantes!
Quem está em situação de desemprego ou doença prolongada pode cancelar o contrato. Para além disso as famílias com baixos rendimentos podem pedir a tarifa social da Internet.
Mas o mais importante é: – verifique o seu contrato e esclareça todas as dúvidas! Sobretudo contacte o seu operador veja a legalidade de tudo isto e quanto vai ficar a pagar ao certo. Isto para evitar surpresas!
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